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Economia criativa vira tendência em Minas Gerais

Criatividade em atrações e serviços gerou muitos empregos em 2022 e fortaleceu a economia do estado

(crédito: divulgação istock) 

O conceito de economia criativa engloba todas aquelas atividades em que o principal ativo é a criatividade. Ou seja, gastronomia, produções artísticas, mídias editoriais e audiovisuais, softwares, arquitetura, patrimônio cultural, publicidade, moda, entre outras áreas, estão dentro do que se pode chamar de economia criativa.

Minas Gerais, com uma cultura própria, soube utilizar bem todo esse potencial, especialmente em 2022, quando foram abertas diversas vagas de emprego em BH e em outras cidades da região, principalmente para as áreas de criação ou que trabalham diretamente com produções criativas.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo buscou olhar para os valores da região, instigando um olhar próprio para Minas Gerais e suas diferentes regiões. Isso permitiu descentralizar e desenvolver políticas públicas para estimular os setores contemplados pela pasta, ajudando a priorizar alguns programas que fomentassem essas atividades, como Reviva Turismo, Secult no Município e Descentra Cultura.

Crescimento do setor em 2023

É esperado que neste ano o setor siga se desenvolvendo e trazendo oportunidades de negócios, tanto para quem deseja empreender quanto para quem busca uma chance de entrar no mercado de trabalho dentro dessa área.

Para 2023, é planejada a reabertura da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, cujo prédio anexo estava em processo de reforma desde 2019. Essa reabertura está sendo bastante aguardada pela população e por empreendedores que desejam abrir negócios ao redor.

Também está prevista a transferência da sede da Fundação Clóvis Salgado, da Avenida Afonso Pena para a Praça da Liberdade, no prédio conhecido como Casa Amarela. Atualmente neste local está a Cefart Liberdade.

Além dessas obras, também está programada uma obra de revitalização do Palácio das Artes, o que deve estimular ainda mais as atividades no local com participação do público.

Em relação ao turismo, as ações devem continuar com o objetivo de gerar interesse para três diferentes esferas: internacional, nacional e regional. A campanha “A Liberdade Mora em Minas” é um dos principais meios de promoção da região, buscando atrair a atenção de turistas mineiros, do Brasil e de outros países.

O governo também pretende realizar uma articulação com o Sebrae, a fim de dar novos passos para a estruturação do setor. A ideia é conceber projetos que ajudem na valorização de aspectos mais específicos da cultura, assim como da economia do estado, levando a roteiros como da produção do café, do queijo e da cachaça, além de chamar mais a atenção para insumos locais.