Notícias

Emissão de vistos americanos para brasileiros cresce mais de 40% 

Levantamento da D4U Immigration mostra aumento entre fevereiro e março

A emissão de vistos de turismo e negócios (conhecidos como B1-B2) para brasileiros teve um aumento de 41,6% nas emissões entre fevereiro e março deste ano. Em março, foram emitidos 106.485 vistos para brasileiros, contra 75.189 vistos em fevereiro, segundo análise realizada pela D4U Immigration, maior escritório de imigração dos EUA. Em março do ano passado, foram 70.156 vistos B1-B2 emitidos.

De acordo com Wagner Pontes, CEO da D4U Immigration, o aumento significativo pode ser resultado de diversos fatores: “A demanda por vistos de turismo costuma aumentar em períodos anteriores às férias escolares de julho, quando os EUA se tornam um destino bastante comum, por conta do verão. Além disso, foi montada nos últimos meses uma força-tarefa dos Consulados Americanos para agilizar a emissão de vistos após período em que as emissões foram reduzidas em decorrência da pandemia. Em março, esse movimento foi intensificado para aumentar a capacidade de processamento de vistos”.

Queda na emissão de vistos de trabalho

Por outro lado, os vistos profissionais tiveram uma queda em reação ao mês de fevereiro. Segundo a D4U Immigration, foram emitidos 103 vistos de trabalho para brasileiros no mês de março.

“Apesar da queda notada em março, a busca por vistos de imigração por meio do trabalho permanece alta em razão da escassez de profissionais nos Estados Unidos em diversas áreas, como saúde, tecnologia, engenharia, direito, entre outras. Há muito interesse em profissionais de todos os lugares, principalmente de brasileiros, em razão do alto nível técnico e de conhecimento. O governo americano divulgou no início da semana que existem cerca de 10 milhões de vagas em todo o país”, complementa Pontes.  

De acordo com dados do Payroll divulgado nesta sexta-feira (05) pelo Departamento de Trabalho, foram criadas 253 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril, número acima do esperado pelo mercado demonstrando o aquecimento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego ficou em 3,4% no mês.

Tipos de vistos americanos com maior número de emissões para brasileiros em março de 2023 

Fonte: Monthly Nonimmigrant Visa Issuance Statistics e Monthly Immigrant Visa Issuance Statistics, Análise D4U Immigration 

Crédito da foto: Pixabay