Notícias

Empresas em 2022: investimento em tecnologia garante bons resultados

Aumentar a capacidade tecnológica da sua empresa pode gerar maiores lucros e até aumentar a satisfação de clientes


Em pleno século 21, é difícil imaginar uma empresa que não seja tecnológica, e nesse caso, pensamos nos grandes, pequenos e micronegócios. Contudo, elas ainda existem, como aquela “vendinha” de bairro que optou por não aceitar pagamento em cartão, por exemplo. 

E por mais que, para algumas pessoas, possa parecer desnecessário investir tempo, conhecimento e dinheiro nas novas tecnologias, são elas que mantêm sua empresa competitiva no mercado. Pois, citando nosso exemplo, em um mundo onde as pessoas aproximam um cartão da maquininha ou transferem dinheiro via aplicativo, dificilmente, a “vendinha” que só aceita dinheiro durará muito tempo. 

Presente no dia a dia, a tecnologia e o avanço dela permite o sucesso de uma plataforma de educação a distância (EAD), possibilita trabalhos autônomos com os de motoristas de aplicativos e até facilita em processos que antes costumavam causar dor de cabeça, como os aluguéis de imóveis e a entrega de documentos, por exemplo.

Pensando em empresas e em apenas alguns de muitos benefícios que a tecnologia proporciona, o investimento pode garantir a diminuição de erros manuais; agilidade; aumentar a satisfação com o cliente, com uma loja que possui um chat para a resolução de problemas, por exemplo; aumentar o monitoramento de dados e informações; reduzir custos e expandir a capacidade de produção. 

Para aqueles que não se modernizam e não acompanham as tendências digitais, a concorrência e os obstáculos são maiores. Diminuir a burocracia e otimizar seu tempo pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio. 

E por mais que nomes e siglas como API, Internet das Coisas, Big Data ou software assustem em um primeiro contato, são essas tecnologias que proporcionam um mundo cada vez mais prático e inteligente, facilitando o que décadas atrás era inimaginável.  

Nos últimos dois anos, de acordo com a Forrester, empresa de pesquisa de mercado, a adoção de inteligência artificial (IA) aumentou consideravelmente, e a tendência é crescer, pois, em um mundo pós-pandêmico, muita coisa mudou na maneira que o ser humano vive e consome. 

Caso você ainda não esteja convencido, uma pesquisa realizada pela Deloitte, no último bimestre de 2021, identificou que os principais desejos para as empresas em 2022 são o desenvolvimento de aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão, comprovando as facilidades e a satisfação de uma compra digital ou uma entrega de delivery, por exemplo, muito utilizadas no período de quarentena. 

Apenas no início de 2020, cerca de 1,3 milhão de empresas encerram suas atividades no país, de acordo com o IBGE, enquanto outras continuaram atuando de acordo com uma nova realidade, otimizando o trabalho e adotando soluções tecnológicas. 

Pensando nisso, inserir novas medidas e investir em tecnologia para a sua empresa no ano de 2022 é um passo que pode ser o diferencial de um negócio que atinge o sucesso.