Notícias

Energia solar em casa: vale a pena o investimento?

O investimento no sistema de captação de energia solar é apontado pelos especialistas em finanças como viável e lucrativo

Créditos: iStock

A conta de luz é um custo que leva uma fatia grande do orçamento familiar de muitos brasileiros. Por isso, muita gente está optando pela energia solar, que pode ajudar a economizar até 95% da conta de luz, além de ser um investimento que se paga em pouco tempo. Está se perguntando se vale a pena investir também? Entenda como funciona.

O investimento no sistema de captação de energia solar é apontado pelos especialistas em finanças como viável e lucrativo, além de ter rentabilidade superior a de muitos outros produtos. Com as recentes mudanças climáticas, e a alta frequente das tarifas de eletricidade, adquirir um sistema fotovoltaico pode ser um negócio seguro e rentável, além de valorizar o imóvel.

Tempo de retorno

O tempo de retorno do investimento de um sistema fotovoltaico residencial no Brasil é de aproximadamente quatro a cinco anos, a depender do local onde é instalado. Ou seja, depois deste período, é possível recuperar o valor investido. O sistema precisa de pouquíssima manutenção e tem uma durabilidade altíssima. É estimado que funcione durante 25 anos, sem precisar de grandes intervenções. 

Formas de investimento

Quem tem dinheiro guardado na poupança pode aproveitar para fazer o investimento no sistema, que custa em média R$ 25 mil, e ter o retorno do dinheiro aplicado por meio do desconto da conta de luz. Tal estratégia é muito rentável, uma vez que a inflação da tarifa costuma estar acima de 5% – em alguns lugares do Brasil, chega a superar os 5%. É uma economia que vai se juntando mês a mês, em um montante que vai se acumulando.

Mesmo quem não tem dinheiro guardado pode investir em energia solar, por meio de um crédito, e mesmo assim ainda terá vantagens, uma vez que as parcelas do financiamento se pagam com a economia de energia elétrica. Neste caso, a lucratividade é um pouco menor, já que incidem os juros do financiamento durante os primeiros cinco anos. A vantagem é que não precisa utilizar recurso próprio na aquisição, pois é possível adquirir, instalar e economizar, utilizando um sistema solar sem gastar nada do próprio capital, apenas utilizando o dinheiro emprestado pelo banco. 

Ter um sistema de energia solar residencial é muito vantajoso, pois, além de investir em uma fonte de energia limpa e sustentável, o retorno financeiro é garantido, sem depender de tantas variáveis, como é o caso de algumas aplicações. Atualmente, muitas instituições financeiras já oferecem créditos exclusivos para instalação do sistema de energia solar em residências e também em empresas, por meio de sistemas que permitem fazer praticamente todo o processo online.