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Estande de Minas Gerais na World Travel Market reúne exposição, lançamento de calendário literário, rotas e apresentação de Marcus Viana 

Objetivo é promover o estado enquanto destino cultural e turístico e atrair investimentos, gerando novas oportunidades de negócios e emprego 

Minas na WTM – Secult-Divulgação

No primeiro dia da World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que acontece em São Paulo até quarta-feira (17), o Governo de Minas realiza uma programação diversa em seu estande, com destaque para a apresentação do músico Marcus Viana, às 19h. A iniciativa é promovida por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). 

Uma das primeiras ações do dia foi a abertura da mostra “São José – O Artesão”, a partir das 13h. A exposição reúne cerca de 30 itens feitos por 30 artistas de diversas cidades de Minas Gerais e tem co-curadoria da presidente do Servas, Christiana Renault. A mostra também ficou em cartaz no Palácio da Liberdade, na segunda quinzena de março, durante a programação do Minas Santa 2024.

“Eu quis trazer um pouco desse caráter dessa austeridade carinhosa, que me parece muito típica de Minas Gerais. A figura de São José, sóbria, presente, sólida e constante, e que se apagou para que a mãe e o menino aparecessem, é de certa forma a nossa cara. Minas Gerais é essa presença certa, sólida, discreta e singela, sempre presente nos momentos-chave da vida de nosso país. A alma de Minas está presente nesse José pai, simples, entalhado na madeira e que extrai dela a alma de Minas”, destaca Christiana.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta que Minas Gerais é o estado que apresenta o maior crescimento turístico do país, o dobro da média nacional em 2023. “A base desse crescimento é nossa cultura: nossa hospitalidade, nossos festivais, nossas festas tradicionais como o Congado, aqui tem o artesanato do Jequitinhonha. Todo esse conjunto cria uma ideia de casa, de pertencimento, de bem-receber, que nós, de Minas Gerais, temos. Quando transportamos para o outro lado, a economia da criatividade, do turismo, nós vemos números muito robustos, por exemplo, em 2023 cerca de R$ 30 bilhões foram injetados na economia e no Carnaval mais de R$ 4 bilhões e ficamos ainda entre os três Estados com mais turistas estrangeiros”, salienta.

O estande impressiona pelo tamanho e pela criatividade na concepção – uma releitura do fogão à lenha estilizado, como centro de mineiridade, e uma cor avermelhada, puxada para tons terrosos. “Você viu os estandes todos aqui e se tiver um estande que tenha 105 metros, o de Minas tem de ter 110, porque somos grandes de coração, de alma e de diversidade. A ideia da cor do estande vem das paisagens de Minas. “Como arquiteto, João Uchôa, de Ouro Preto, deu um tom maravilhoso ao estande. A cor terra avermelha é de nossas montanhas, de nossos minerais, é o que representamos aqui e o que também está expresso no fogão. A nossa paisagem é um acolhimento muito grande e que está também em nossa bandeira”, define.

Para Paulo Guilherme, gerente de Comunicação da Codemge, é um prazer a Codemge participar desse evento, apresentar toda Minas Gerais através de nossas riquezas, nossa história, cultura e tantas belezas naturais e, claro, nossa gastronomia, que clássica e contemporânea. “2024 é o ano da cozinha mineira. Promover turismo também é promover atração de investimentos, negócios, geração de empregos e, consequentemente, isso movimenta a economia, o Estado cresce, a economia local, a cadeia produtiva. A Codemge é superparceria da Secult e vê no turismo uma oportunidade de fazer cultura e gerar desenvolvimento”, enfatiza.

Literatura

O estande foi aberto com uma mesa de produtos trazidos do Mercado Central. Em seguida, em um bate papo informal, o jornalista e apresentador Zeca Camargo e o também jornalista e gestor cultural Afonso Borges anunciaram o calendário dos festivais literários de Araxá, Paracatu e Itabira, realizados pela Associação Cultural Sempre um Papo, que leva o nome do projeto criado por ele há 38 anos. Os festivais acontecem de 23 a 27 de junho em Araxá, de 30 de agosto a 1 de setembro em Paracatu e de 30 de outubro a 1 de novembro em Itabira.

Segundo Borges, os festivais conseguem atrair para as cidades, através das personalidades literária que a gente traz, mas também através do composto, que tem gastronomia, prêmio de redação, personalidades da cidade, a questão da sustentabilidade, ou seja, é um grupo de atividades ao redor da literatura a favor do turismo. “O tempo inteiro percebe-se a transversalidade entre cultura e turismo, porque não tem que valorizar um desvalorizando outro, tem que se fazer esse fazer essa coisa integrada, porque tudo que vem da cultura trabalha o turismo, na forma de levar pessoas, de ocupar os espaços econômicos. E tudo do turismo cabe em cultura”, pondera o produtor cultural.

Nos últimos anos, os festivais de literatura de Araxá, Paracatu e Itabira já reuniram mais de 75 mil entusiastas dos livros, que assistiram cerca de 600 atrações em todas as cidades e receberam 443 renomados escritores e escritoras, produzindo mais 350 transmissões ao vivo e quase um milhão de visualizações. “Incrível estar do lado desse cara (Afonso Borges) que eu conheço há mais de 30 anos. Nossa literatura é impressionante, prestigiosa e prestigiada. Ele fez esse projeto todo com um pé em Minas Gerais”, enfatiza Zeca Camargo. “A literatura é uma porta de entrada para os visitantes, a cultura e o turismo”, resume Camargo.

Cozinha Viva

Para encantar os presentes, em seguida a chef Valdelícia Coimbra preparou um arroz mineiro com galinha caipira, requeijão de raspa, maria gondó e tempura de quiabo. “Esses são os ingredientes usados pelos africanos, índios, escravos: a banana, o quiabo, a erva panc maria gondó. Também temos a base principal da cozinha afro, que é a mandioca, a batata-doce, a banana, o quiabo e a manga. Eles consumiam muita carne de porco e frango. Tudo isso é de fácil acesso, tem no quintal de qualquer casa que você encontra”, explica Valdelícia.

O que norteou o cardápio da feira é a representatividade da comida afro, que ela define como “comida de conforto, afetiva, que serve para reunir a família, trazendo todo mundo à beira do fogão de lenha, como era interior, para contar causos enquanto se prepara a comida.  O projeto Cozinha Viva – Cozinha Raiz homenageia a culinária caseira, com pratos preparados usando ingredientes frescos e locais, muitas vezes cultivados no próprio quintal. Às 17h, ela retornou para servir um filé mignon suíno na manteiga com alecrim e alho, purê de banana da terra com leite de coco e gengibre. 

Ao longo dos três dias de WTM, a cozinha mineira será apresentada por um time 100% feminino. Serão três chefs mineiras cozinhando delícias típicas do Estado, levando toda a mineiridade para São Paulo. A iniciativa busca destacar e reconhecer a influência e o impacto das mulheres que sempre estiveram na vanguarda da culinária mineira. Quem passar pelo estande da Secult também poderá degustar produtos tipicamente mineiros como café, queijos, pães de queijo, azeite, doces e muito mais.

Rotas turísticas

Neste primeiro dia de WTM, o Governo do Estado, por meio da Secult, e o Sebrae Minas também apresentam a Rota Cicloturística Bahia-Minas, que ganhará reforço para impulsionar o cicloturismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões impactadas com o fim das operações da extinta ferrovia que ligava Minas ao Sul da Bahia. O percurso tem atraído novos visitantes e gerado oportunidades de negócios para pequenos empreendedores e comunidades localizadas ao longo do percurso. Com mais de 350 km, a Rota Cicloturística Bahia-Minas passa por seis municípios mineiros: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas.

O estande promoveu degustação de cachaças artesanais da Rota Bahia-Minas. “O desenvolvimento do cicloturismo representa um novo começo para muitas comunidades afetadas pela desativação da antiga ferrovia. As belezas naturais, a história e a cultura atraem a atenção dos visitantes, e evidenciam o potencial turístico da região. Mais que simples um percurso, a Rota Bahia-Minas tem se tornado um símbolo de esperança, conectando pessoas, impulsionando a geração de emprego e renda, e oferecendo um novo propósito às comunidades e vilarejos da região”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. 

Outra novidade apresentada é o reconhecimento mundial do Geoparque Uberaba pela Unesco, sendo o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber essa chancela internacional.  Em torno do Geoparque Uberaba haverá a Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba, que contribuirá para fortalecer o potencial turístico da cidade do Triângulo Mineiro. Essa será estruturada, mapeada e qualificada com novos produtos e experiências por meio do programa Check in Minas, do Sebrae Minas. O Governo do Estado, em parceria com o Sebrae Minas, também prevê ações para o desenvolvimento turístico da região e promoção do destino. 

O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier. Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba.

Nos três dias de evento, o objetivo é promover o Destino Minas, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios e empregos. No “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, sabores e fazeres dos mineiros serão apresentados como atração turística, além do lançamento de rotas e novas iniciativas. A participação na Feira WTM 2024 integra o programa Mais Turistas, fortalecendo a atividade no eEstado, e tem como parceiro o Centro Universitário UniBH e o Sebrae Minas. Oito receptivos vão oferecer aos visitantes produtos e serviços de destinos como as cidades históricas, o Geoparque Uberaba, os roteiros turísticos Rota das Artes, Rota Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro, e as regiões da Serra da Canastra, Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes e Cordilheira do Espinhaço

Afonso Borges, Leônidas de Oliveira e Zeca Camargo no estande de Minas na WTM – Secult-Divulgação

Sobre a WTM

A 11ª edição da WTM Latin America, importante encontro que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, de segunda (15) a quarta-feira (17), reunirá mais de 27 mil profissionais, agentes e expositores de países como Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Itália, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, China, Holanda, México, Ruanda, Tanzânia, África do Sul, Austrália e Azerbaijão, num total de mais de 40 destinos. 

Entre as novidades a serem apresentadas pela WTM Latin America nesta edição está a Rota da Diversidade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.