Notícias

Exposição: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”, é a exposição coletiva que será inaugurada na Gilda Queiroz Galeria de Arte no dia 09/11/22, à partir das 19:00 horas, na Rua Manaus, 52 – sala 303, Bairro Santa Efigênia – BH.

Composta por grandes nomes da arte em cerâmica de Minas, a exposição traz ao público peças que revelam o fazer único de cada artista, seja pela variação técnica, de materiais, de sentidos e sentimentos. A diversidade das peças artísticas expressa um fio poético que atravessa cada trabalho e a exposição como um todo: o ato de “moldar o barro” pode ser pensado como metáfora do gesto sagrado – o poder de criar; de dar vida e forma; de atribuir energia à matéria pelo calor do afeto e das mãos. E para além do aspecto sagrado, revela um gesto essencialmente humano: a busca da identidade;  da cura; da alegria; de registro da memória; de fabulação; de aproximação entre ciência, vida e arte.

Inspirada em um poema de Carlos Drummond de Andrade, “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” a curadoria propõe uma exposição provocativa. Por um lado revela a angustia da limitação humana e por outro, a possibilidade de uma transcendência pela via artística.

O público é convidado a acessar os sentimentos vividos e compartilhados por cada artista em suas peças, num sentido pedagógico, artístico  e libertador: a todos está dada a possibilidade de dar vida à matéria, pela ação das mãos e pela força da intencionalidade.

Com a exposição coletiva  “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”, a Gilda Queiroz Galeria de Arte encerra a programação de 2022, ano marcado pelo retorno das atividades culturais pós pandemia. A Galeria atua no mercado de arte  e em projetos  culturais de impacto social, com o objetivo de promover o diálogo entre as artes plásticas e outras linguagens; intensificar as oportunidades de residências artísticas, locais e internacionais, fortalecendo seu compromisso de aproximar as pessoas por meio da arte. Estão todos convidados! 

Simone Von Randow

Curadoria e Produção –  Gilda Queiroz Galeria de Arte – BH- MG

Licenciada em Filosofia – Mestre em Literatura

Doutoranda em Arte Contemporânea – Universidade de Coimbra- Colégio das Artes

———————————————————————————————————————————————————-

Exposição: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”

Abertura: 09/11/22 às 19:00

Visitação: 10/11/22 10/12/22 das 14hrs  às 19hrs (segunda à sexta)

Endereço: Gilda Queiroz Galeria de Artes

                   Rua Manaus, 52 Sala 303 – Santa Efigênia

                   Praça Floriano Peixoto – Belo Horizonte

———————————————————————————————————————————————————-

Artistas participantes:

Ângela Costa……………..@angelacosta.artista

Bernadette Santiago……@atelier.bs

Denis Medeiros………….@trocatapa_ceramics   

Diva Dias              

Djenane Vera……………..@djenanevera

Eliane Maia………………..@elianemaia_ceramica

Enilda Felicio Araujo…..@enilda.felicio

Jane Resek………………….@janeresek  

Lidia Miquelão……………@lidiamiquelao

Magaly Cabral…………….@magalycabral.ceramica

Marlucia Temponi……….@marlucia_temponi

Pat Velloso…………………@patvalbuquerque

Regina Mota……………….@regina.mota07 

Renan Florindo……………@renanflorindo

Crédito: Divulgação