Notícias

Guarda, altitude mais alta de Portugal

DOS ENVIADOS ESPECIAIS À EUROPA, VIA TAP AIR PORTUGAL

Divulgação

Na encosta do Castelo de Belmonte, protegida pela memória de Cabral um antigo alambique de grande valor cultural e estético, transforma-se na casa com maior encanto da Cova da Beira. Cortesia Centro de Portugal

A cidade mais alta de Portugal, a Guarda, é habitada por edifícios centenários, marcos históricos marcantes e testemunhos brilhantes de uma gloriosa História.

Uma cidade nobre feita de granito e hospitalidade calorosa, abraçada pela deslumbrante paisagem natural da Serra da Estrela.

Fundada em 1199 pelo rei D. Sancho I, a Guarda é um verdadeiro reduto de um rico passado histórico, com várias camadas de História que incluem um fascinante legado judaico.

Esta cidade desempenhou um papel importante na linha de defesa da fronteira portuguesa na Idade Média e continua a ser detentora de uma identidade muito própria.

Sé da Guarda – A “Nave de Pedra”

Erguendo-se majestosamente no belo largo principal do centro histórico da Guarda – o largo Luís de Camões, data de 1390 a construção da Sé da Guarda.

Catedral da Sé da Guarda – Foto Suely Calais/Divulgação Visit Center of Portugal

É uma “nave de pedra” nas palavras do conceituado filósofo português Eduardo Lourenço. A sua construção durou mais de 150 anos: só ficou concluída no início do século XVI, no reinado de D. Manuel I.

A Sé da Guarda tornou-se uma das mais emblemáticas de Portugal.

O imponente edifício granítico destaca-se pela sua forma fortificada, elevando-se majestosamente ao céu com os seus pináculos e contrafortes representando refinados elementos decorativos manuelinos.

O interior da Catedral tem um desenho gótico, onde se destaca o monumental retábulo do altar-mor, esculpido em pedra de ançã pelo prestigiado artista João de Ruão.

Pelas suas características construtivas e estéticas, a Sé da Guarda é sem dúvida um dos monumentos mais importantes de Portugal.

E a imponente cidade da Guarda domina a Região dos Vinhos da Beira Interior com Denominação de Origem Controlada desde 2 de novembro de 1999.

São 16.000 hectares no coração do Centro de Portugal entre os rios Douro e Tejo, perto da fronteira com Espanha.

Localizado na histórica cidade da Guarda, o Solar do Vinho da Beira Interior é a sede da Rota dos Vinhos da Beira Interior, um centro de acolhimento para os amantes do enoturismo.

É também uma bonita loja de vinhos.

A Região dos Vinhos da Beira Interior compreende mais de 16 mil hectares de vinha, bem como uma grande variedade de castas, nomeadamente as castas brancas: Síria, Arinto e Fonte Cal. As castas tintas são Tinta Roriz, Rufete, Touriga Nacional, Trincadeira e Jaen.