Notícias

Jet lag: o que é e como evitá-lo?

Jet lag também é conhecido como a síndrome da mudança de fuso horário e acomete viajantes internacionais

(crédito: divulgação istock)

Todas as pessoas que já voaram longas distâncias e vivenciaram fusos horários diferentes  provavelmente passaram por situações semelhantes: sentir-se exausto, mal-humorado, não conseguir dormir à noite, ter fome nas horas erradas, ter dificuldade para se concentrar… Este é o famoso jet lag (do inglês jet plane + delay), também conhecido como síndrome da mudança de fuso horário.

Quando você viaja e seu fuso horário muda em mais de duas horas, especialmente para o leste, o jet lag é quase inevitável. A melhor coisa a fazer quando você sabe que vai viajar longas distâncias é ter um dia inteiro para se ajustar. Assim, você pode começar a ajustar seu ciclo do sono, horário de refeições e outros hábitos ao novo fuso horário. 

Não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas que realmente funcionam para combater o jet lag.

Prepare-se em casa antes de partir

Se você sabe que é propenso ao jet lag, deve primeiro se preparar em casa, antes de viajar. Principalmente se estiver voando para o leste, você sentirá mais os efeitos do jet lag. Voar para o oeste faz seu corpo pensar que seu dia está ficando mais longo, enquanto voar para o leste faz pensar que o dia está ficando mais curto.

O melhor a se fazer é ajustar o ritmo de seu corpo alguns dias antes de viajar. Se for voar para o leste, tente ir dormir algumas horas mais cedo do que o habitual. Se estiver viajando para o oeste, fique acordado por uma ou duas horas a mais. Você também deve se levantar mais cedo ou mais tarde, respectivamente. 

Se estiver com problemas para dormir, pode procurar soluções, como consultar um médico, evitar ver TV e olhar o celular antes de ir para a cama, ou mesmo comprar um novo colchão adaptado às suas necessidades. Se morar no Rio de Janeiro, faça uma busca na internet por “colchão Rio de Janeiro” para encontrar as melhores ofertas.

Ajuste seu relógio para o novo fuso horário

Uma vez no avião, ajuste seu relógio para a hora local do novo destino e fique acordado se ainda estiver claro lá fora. Pode ser difícil evitar dormir no avião, pois as luzes costumam estar apagadas. Mas isso pode ser bom, caso já esteja escuro no seu destino, para que você possa dormir no avião.

Beba muita água, mas evite álcool e cafeína

O ar dentro dos aviões geralmente é bastante seco. Portanto, beba água com frequência para manter-se hidratado. O álcool, entretanto, é bastante forte e tóxico quando se está a uma altitude tão alta. Um copo de vinho ajuda você a adormecer, por exemplo, mas o efeito é apenas breve. Na verdade, isso desidrata ainda mais e torna ainda mais difícil o ajuste posterior ao novo fuso horário. Além disso, café e chás pretos não são bebidas que você deve beber em um voo pela mesma razão.