Notícias

Jovem da periferia de Belo Horizonte hoje é estudante de Harvard

Aluna do Ismart foi aprovada também em Yale e Stanford. Programa está com inscrições abertas em Belo Horizonte

Foto divulgação

Harvard é, certamente, um dos nomes mais famosos quando o assunto são universidades com reconhecimento mundial. Na mesma linha, estão as universidades Yale e Stanford, todas localizadas nos Estados Unidos e extremamente concorridas e são o sonho de muitos estudantes.

O fato é que a concorrência por uma vaga nesses lugares não se limita somente aos americanos, pelo contrário. Anualmente, estudantes de todo o mundo participam das difíceis etapas de seleção e em 2022, a mineira Sofia Oliveira teve o grande sonho realizado ao ser aprovada nas três universidades, entre as mais conceituadas universidades do mundo. Moradora da periferia de Belo Horizonte, é uma jovem com Altas Habilidades que contou com o Ismart para driblar as dificuldades financeiras e ter acesso a um colégio particular de excelência, abrindo as portas das universidades estrangeiras. Ela escolheu Harvard para cursar Química e Ciências Sociais.

Sofia era aluna de uma escola pública até ingressar, inicialmente, no programa Bolsa Talento do Ismart, que garantiu sua vaga no Colégio Santo Antônio, na capital mineira. Ela lembra, no entanto, que antes de se tornar uma aluna Ismart, passava por momentos difíceis ao lado da família com seu pai desempregado, deixando as dificuldades financeiras mais evidentes e sua mãe diagnosticada com uma doença crônica. “Mesmo com as adversidades, nada me impossibilitou de continuar lutando pelo futuro. O estudo sempre foi minha prioridade, mesmo que nesse período eu me sentisse limitada por algumas condições. Eu busquei oportunidades, participei de eventos educacionais, conselhos estudantis e olimpíadas”, diz.

Hoje, universitária, Sofia nunca se deixou acomodar ou parou de se empenhar em qualquer momento. Quando ingressou no Ismart, além de se dedicar aos estudos regulares, ela se empenhou em projetos de educação acessível, aulas de inglês, iniciativas de empoderamento feminino nas ciências, projetos legislativos e projetos de pesquisa farmacêutica, além de encorajar seu pai a terminar o Ensino Médio.

Para ela, o programa Bolsa Talento, do Ismart, ajudou a renovar as esperanças. “O programa me deu esperanças para continuar investindo não só na minha educação, mas também a potencializar e ampliar minhas ações para as comunidades ao meu redor”, confessa.

Emocionada, ela destaca que o Instituto é responsável por todos os recursos e inspiração que fizeram ser possível concretizar sonhos que antes ela não tinha coragem nem de sonhar. “Ter estudado em um colégio de qualidade, com acesso a uma ampla e acessível rede de apoio e motivação foram fatores essenciais para meus resultados positivos. Sou extremamente grata por isso”, diz.

Construa um futuro incrível com o Ismart 

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, está com as inscrições abertas do processo seletivo para estudantes dedicados de baixa renda que estejam cursando atualmente o 7º e 9º ano do ensino fundamental na cidade de Belo Horizonte (MG), assim como em outras cidades em que atua: São Paulo (SP), São José dos Campos, (SP), Sorocaba (SP), Cotia (SP) e Rio de Janeiro. Há oportunidades tanto para programas gratuitos presenciais quanto para online com foco em desenvolvimento acadêmico e bolsas de estudo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site.

Sobre o Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com o objetivo de identificar jovens talentos de baixa renda e conceder bolsas de estudos presenciais e online, além de promover iniciativas de apoio ao desenvolvimento pessoal e acadêmico que podem durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart está presente nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). 

A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Ao longo destes 24 anos, o Ismart segue inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda e isso se traduz em números: mais de 8 mil bolsistas beneficiados, 87,5% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo e 52% dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho.