Notícias

Mais de 30 mil descendentes de judeus sefarditas já conseguiram a naturalização portuguesa

DECRETO-LEI no. 30 A/2015 – VIA SEFARDITA – Será que você é um descendente sefardita?

Antônio Claret Guerra, jornalista com processo na Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), desde 21/12/21

Renomados historiadores relatam que milhões de brasileiros descendem de judeus sefarditas que migraram para o Brasil para fugir das severas punições do Tribunal do Santo Ofício na Europa, durante as perseguições da Inquisição Portuguesa. Estes judeus e seus descendentes deixaram a nação pátria e se instalaram no Brasil, preservaram a língua portuguesa, os costumes, tradições e crenças do judaísmo.

Dra. Carolina Heringer , importante genealogista mineira

Muitos costumes judaicos foram enraizados na cultura brasileira. Considerando esta herança histórica, estes descendentes possuem os requisitos legais à candidatura para a obtenção da nacionalidade portuguesa (por via da naturalização), através do Decreto – Lei nº30-A/2015. Segundo dados atuais do Ministério da Justiça de Portugal, foram mais de 80 mil solicitações desde 2015 e até o presente momento cerca de 32 mil descendentes já se tornaram cidadãos portugueses por esta via.

Dra Carolina Heringer, médica, foi naturalizada portuguesa por comprovação de origem sefardita em 2020. Fundadora do Raízes Sefarditas, atua como pesquisadora, elaborando árvores genealógicas e relatórios de ancestralidade sefardita para aprovação nas Comunidades Israelitas de Portugal.

Sua grande missão também é a divulgação da restauração da cultura judaica no Brasil , age em defesa da Causa Sefardita, estimulando o resgate da identidade, crenças, tradições e fé do povo judeu. Casada com Dr. Márcio Heringer, ortopedista e um exímio estudante da língua Hebraica.

Famoso kipá, consagrado símbolo mundial do Judaísmo – FOTOS DIVULGAÇÃO/RAIZES SEFARDITAS

Convictos acreditam que este resgate da identidade judaica faz parte do cumprimento de profecias bíblicas e funciona como um grande portal de bençãos para aqueles que estão sendo reconhecidos como Judeus Sefarditas da Nação Portuguesa. Dra Carolina destaca vários sobrenomes de origem sefardita muito citados em seus relatórios genealógicos: Andrade, Álvares, Amaral, Campos, Coelho, Dias, Furtado, Guerra, Horta, Lage, Quintão, Machado, Martins da Costa, Maciel, Moreira e ela correlaciona estes cognomes familiares com algumas cidades mineiras, por exemplo, Antônio Dias, Braúnas, Caratinga, Carmo de Parnaíba, Itabira, Ipatinga, Itambé do Mato Dentro, Ferros, Jaguaraçu, Marliéria, Nova Era, Pitangui, Pompéu, Santanna de Alfié, São Domingos do Prata, Timóteo e outras.

Médica Sabrina Roque Ferrari

Dra Sabrina Roque Ferrari, médica, natural de Coronel Fabriciano, vive hoje na Nova Zelândia. “Saber-me Sefardita, é motivo de alegria e traz muita responsabilidade. Descender de Maria da Costa, madrasta do bandeirante Antônio Raposo Tavares, conhecer a história dela e de minha família foi resgatar minha própria identidade.

Dra Sabrina Roque Ferrari, médica e empreendedora social  da Comunidade Israelita, vive na Austrália    
  • Obrigada Pedro Ferrari, sobrinho mais que especial que aos 11 anos de idade começou a escrever a história genealógica da nossa família.
  • Meu muito obrigada ao “Raízes Sefarditas”, equipe maravilhosa, por esse resgate, por trazer-me essa importante parte de minha vida que me foi ocultada pela história.
  • Maria da Costa , nós sobrevivemos para contar sua história e honrar sua memória!

O que era algo muito sonhado, sentido e ansiado se tornou realidade: a confirmação de minha ascendência judaica veio através de um documento da Comunidade Israelista de Lisboa.

Contato do Instagram: @cinderelanodiva

Raízes Sefardistas
www.raizesefarditas.com.br
E-mail: cidadaniaportuguesa@raizesefarditas.com
Instagram: @raizessefarditas

#descubrasuasraizessefarditas #raizessefarditas #judeussefarditas