Notícias

McDonald’s da Praça Sete completa 25 anos de muita história

Unidade está incorporada à paisagem urbana que é o principal cartão postal de Belo Horizonte

Foto divulgação

Numa tarde de maio de 2015, uma jovem vestida de noiva, de véu e grinalda, acompanhada de um rapaz também vestido a caráter, de terno e gravata, surgem do nada, entram no restaurante McDonald’s da Praça Sete, em BH, e se dirigem ao salão no segundo andar, acompanhados de várias outras pessoas, também vestidas para a festa. O Gerente de Plantão do restaurante na época, Célio José da Silva, observando a cena, foi até o salão para entender do que se tratava. A mãe da noiva, prontamente explicou que a filha decidiu se casar no McDonald’s, pois queria que aquele dia especial em sua vida fosse marcado para sempre com algo tão diferente, divertido e inusitado que jamais seria esquecido. E só então perguntou ao Gerente se havia algum problema em realizar a cerimônia do casamento ali. Pelo contrário, respondeu o funcionário, acrescentando que ele e a empresa se sentiam honrados e felizes com a escolha da noiva e que se colocavam à disposição para atendê-los da melhor forma possível. Casamento realizado, noivos e convidados comemoraram bastante o momento e se fartaram de McOfertas e sobremesas.

Cenas inusitadas como esta fazem parte do McDonald’s da Praça Sete, que acaba de completar 25 anos de operação com esta e muitas outras histórias para contar. A unidade, instalada no marco zero de Belo Horizonte e cujo entorno é todo tombado pelo Patrimônio Cultural do Município, sendo o principal cartão postal da capital mineira, já está incorporado à memória afetiva da cidade, até como ponto de referência e encontro dos mineiros. Afinal, tudo de relevante em termos sociais, políticos e econômicos, como greves, manifestações, atos públicos, protestos, além de comemorações de grandes conquistas do mundo do esporte, como Copa do Mundo, Libertadores entre outros títulos, passam obrigatoriamente pela praça.

Célio José da Silva, que ingressou no McDonald’s em 2002 e que desde 2013 trabalha no McDonald’s da Praça Sete, ressalta outro ponto forte desta unidade: o restaurante vende muita casquinha. O mineiro que trabalha na região central da cidade, invariavelmente, passa por lá para comprar essa sobremesa depois do expediente na volta para casa.

O restaurante está localizado ao lado do Cine Theatro Brasil, principal cinema e maior teatro da cidade. “Costumo dizer que o McDonald’s da Praça Sete é também um restaurante cultural, pois o fato de ser vizinho ao teatro tornou normal a presença frequente de diretores, atores, atrizes, escritores, influenciadores digitais e jornalistas, não só mineiros, mas também famosos em âmbito nacional, que sempre passam por lá para comer e tomar um café após os espetáculos”, observa o Gerente.

Passados 25 anos, o McDonald’s da Praça Sete é um verdadeiro case de sucesso da rede, que tem um orgulho enorme de ter a marca no principal cartão postal dos mineiros. Hoje, totalmente incorporado à paisagem local, o elegante restaurante possui um amplo salão no segundo andar, que preserva várias das características originais da edificação dos anos 40, como as enormes janelas originais, entre outros detalhes exigidos na época pelo tombamento.