Notícias

Sob nova gestão, Feira Coberta do Padre Eustáquio entra para o Circuito de Mercados e passa por revitalização

Consórcio formado pelas empresas do Grupo Uai – pertencente à Fundação Doimo, passa a administrar a Fecope, potencializando o projeto já existente e trazendo mais infraestrutura, gastronomia e cultura para população

Foto divulgação

Considerada pela Unesco como a Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte tem o compromisso de manter o intercâmbio de experiências e cases de sucesso, atraindo turistas para a cidade e se fortalecendo, ainda mais, como referência de Polo Turístico Gastronômico. Um dos bairros mais tradicionais de BH, o Padre Eustáquio tem contribuído, ao longo dos anos, para a manutenção desse sucesso da culinária da capital mineira. Um exemplo disso é Feira Coberta do Padre Eustáquio – Fecope que, agora, também faz parte dos Mercados de Origem, integrando o Circuito de Mercados.

Localizado na região Noroeste de Belo Horizonte, o ambiente, que faz parte da história da cidade e que deve passar por um processo de revitalização nos próximos meses, compõe o projeto Circuito de Mercados, que busca ressaltar a mineiridade e o pequeno produtor na comercialização de suas mercadorias sem que ele tenha que passar pelo atravessador, que hoje fica com a maior parte do lucro. “É uma oportunidade de valorizarmos a cultura e os trabalhadores da região. Vamos manter os produtores e comerciantes que já estão em atividade e entregar para população novas opções de consumo e experiências. Além, é claro, de muito e conforto e comodidade”, explica o presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo, responsável pela gestão e manutenção da Feira, Elias Tergilene.

Com a nova gestão do consórcio formado pelas empresas do Grupo Uai – pertencente à Fundação Doimo, que vai administrar a Feira por 25 anos de acordo com a licitação, algumas mudanças devem acontecer. Para fazer jus ao ponto estratégico da Feira Coberta, situada na Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio, que possui grande fluxo de pessoas, o ambiente deve investir na ampliação e diversidade de produtos, com estabelecimentos comerciais que possuem laticínios, artesanato, açougue, peixes, tabacarias, temperos e produtos naturais. Além disso, o projeto da nova Fecope prevê a construção de um segundo pavimento com praça de alimentação. Sendo assim, ao todo, serão dois pisos, com 137 lojas. 

Tudo isso, pode refletir diretamente na economia da região, com a geração de emprego e renda aos moradores. “É muito bom saber que podemos contar com a gama tão grande de produtos e produtores que Belo Horizonte possui. O público da Feira Coberta do Padre Eustáquio vai se surpreender com um ambiente inédito e sabores únicos. E os trabalhadores que já estão em atividade naquele local vão poder se beneficiar das reformas propostas. É a união do novo com o tradicional”, resume Tergilene.

Há 32 anos trabalhando na Feira Coberta do Padre Eustáquio, Roberto Vilela Chaves, que já presenciou diversas reformas significativas no local, está com altas expectativas para o futuro. “A iniciativa privada tem um outro olhar, um olhar de empreedorismo diferente. Estamos otimista com esta nova jornada. Acreditamos que vai ser um espaço mais moderno e seguro para os frequentadores da feira”, aponta. Roberto ainda destaca que se sente seguro em relação a atuação dos atuais trabalhadores da feira. “Os antigos permissionários estão garantidos durante 60 meses. Então, agora é torcer para que o espaço seja frequentado por mais pessoas possível e que o comércio fique mais próspero”, comenta.

Ao todo, o Circuito de Mercados reúne oito espaços – públicos e privados – em BH, Betim e Ribeirão das Neves com o objetivo de fomentar a economia local e exaltar o trabalho dos pequenos produtores. Fazem parte do Circuito de Mercados, os chamados de Mercados de Origem, a Feira Coberta do Padre Eustáquio, o Mercado de Santa Tereza, Mercado do Cruzeiro e Mercado do bairro São Paulo. Além dos estabelecimentos localizados no bairro Olhos D’Água, que terá sua inauguração em outubro de 2023, em Venda Nova, em Betim e Ribeirão das Neves. A iniciativa é do consórcio formado pelas empresas Grupo Uai – pertencente à Fundação Doimo, que encabeça a proposta –, Contata, Facile Gestão e Administração Eirelli, B21 Participações, Urbanes Empreendimentos Eirelli e Infracon.

Feira Coberta do Padre Eustáquio – Fecope

Com a grande expansão para a região Noroeste da cidade, em meados da década de 1950, criou-se a necessidade de mercados populares que atendessem as demandas dos novos moradores. Sendo assim, nos anos 70, a Feira Coberta do Bairro Padre Eustáquio foi implementada como permanente. Não demorou muito para que o local se consolidasse como o principal centro comercial do bairro.

O local foi totalmente reformado, com obra entregue em 28/08/2008. A partir de 2010, metade da Fecope passou a ser ocupada pelo Centro Cultural do Bairro Padre Eustáquio, gerido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio de uma votação no Orçamento Participativo. Agora, a Feira Coberta do Bairro Padre Eustáquio – Fecope entra em uma nova fase, já que faz parte dos Mercados de Origem, que integram o Circuito de Mercados.