Notícias

Monte Verde (MG) amanhece com mínima de 4ºC e inicia o fim de semana com recorde de frio no ano

No começo da temporada de inverno, distrito de Camanducaia tem queda de temperatura maior do que a prevista antes de receber turistas para o Dia das Mães

Monte Verde amanheceu ensolarada e com frio intenso nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Nelson Pacheco)

A temporada de inverno já começou em Monte Verde (MG), mais de um mês antes do início da estação, que começa em 21 de junho no Brasil. Gelado desde as primeiras horas da última madrugada, o distrito de Camanducaia amanheceu, nesta sexta-feira (12) de outono, com o recorde de frio no ano, ao registrar 4ºC, menos do que os 5,8ºC apontados pelos termômetros no último dia 25 de abril. Essa condição climática, com temperatura mínima mais baixa do que a prevista pelos principais institutos meteorológicos, ocorre antes de o local começar a receber os turistas para o fim de semana do Dia das Mães, que será celebrado no domingo (14).

No início desta semana, o Weather Channel indicava uma previsão de mínima de 8ºC para esta sexta-feira, mas a passagem de uma forte frente fria de origem polar fez as temperaturas despencarem de 20,7ºC, no início da tarde de quinta-feira, para 10ºC já no começo da noite.

Os 4ºC foram registrados pelas estações meteorológicas de Monte Verde e por Nelson Pacheco, conhecido como “Homem do Tempo” no distrito e que faz medições climáticas há 23 anos no tradicional destino mineiro, localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira e a apenas 165 km de São Paulo. O especialista também aponta que o frio deverá aumentar no fim de semana e diz esperar pela chegada de um inverno rigoroso.

“Com base no que ocorreu nesta sexta-feira, ainda durante o outono, a tendência daqui para frente é a de que ocorram recordes e mais recordes de frio em Monte Verde nos próximos meses. E nesta madrugada de sábado, e também no domingo, provavelmente devemos ter temperaturas mínimas ainda menores. O Dia das Mães deverá ser muito frio”, prevê Pacheco.

Ao comentar o recorde, Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), destacou o charme habitual do distrito como um dos locais mais visitados por turistas do Brasil na temporada de inverno, tendo sido eleito, pelo segundo ano consecutivo, um dos destinos mais acolhedores do país no prêmio Traveller Review Awards 2023, promovido pela plataforma Booking.

“Monte Verde está consolidado no cenário nacional como um dos principais destinos turísticos brasileiros e, assim como nos últimos anos, espera pela chegada de milhares de turistas durante toda a sua temporada de inverno, que já começou neste mês e vai até agosto. E o frio intenso, já a partir de maio, é um atrativo a mais para quem nos visita”, exalta Rebecca.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.