Notícias

“O teu sorriso é imemorial como as Pirâmides e puro como a florˮ

POR BERT JR

Sempre admirei o poema de Mario Quintana dedicado à musa do cinema, Greta Garbo. Dois versos que transmitem ao mundo o que aquela figura inalcançável era capaz de inspirar. A portentosa beleza do que parece eterno, junto à fragilidade do efêmero. Imponência e delicadeza em máximo grau.

Fusão de opostos, que aturde e transporta, como toda boa poesia, para a dimensão do insólito, onde se flutua, ou se é achatado, numa atmosfera de gravidade nunca coincidente com a que nos é costumeira.

Embora longe de ser um Quintana, acalento certas veleidades poéticas. Volta e meia, me chega inspiração para compor uns versos, anotados no que houver à mão: um guardanapo de papel, um extrato bancário, ou mesmo o bloco de notas do celular.

Nunca, porém, tivera o ímpeto de dedicar a alguém um poema feito Dois versos para Greta Garbo.

A maioria de meus contatos se dá em ambiente virtual, por meio das redes sociais. E estas não possuem o encantamento mágico do cinema – fábrica de grandes ídolos e mitos.

Por isso, surpreendeu-me descobrir, por acaso, um perfil no Instagram que me colocou de joelhos. “Curiosava” os likes na postagem de uma “amiga” virtual, quando deparei com o insólito. A propósito de uma foto em que minha “amiga” aparecia de biquíni, na praia, li a frase: “Tua beleza amplifica a do dia”.

Não era, convenhamos, um comentário comum. Sua linguagem pulsava numa veia poética. Imediatamente, passei a investigar o perfil desconhecido, que se chamava @grata_noultimo.

A “bio” era desprovida de informações pessoais, possuindo uma única linha de 85 apresentação: “Devora-me ou decifro-te!”. Pior que uma marretada, pois se tratava de uma citação de ninguém menos que Mario Quintana, retirada do breve poema A esfinge. Estava feita a conexão.

O seu feed continha frases de forte originalidade, intercaladas com imagens de cenários naturais, em que a dona do perfil era retratada à distância, feito espécime de uma fauna exótica, capturado graças a um feliz movimento de câmera.

Apenas se percebia o cabelo longo, as linhas gerais do corpo, sem se chegar a discernir o desenho dos olhos e da boca. Passei imediatamente a segui-la no Instagram.

Bert Jr. é autor do livro “Do Incisivo ao Canino”, diplomata e embaixador do Brasil na república de Cabo Verde, na África

Crédito da foto: Pixabay