Este reconhecimento destaca a implementação de práticas sustentáveis, juntamente com um compromisso com a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento local, reafirmando o compromisso da vinícola em promover o enoturismo responsável.
A Organização Mundial de Enoturismo (OMET) nomeou a Vinícola Santa Rita como a “Melhor Experiência de Enoturismo Responsável” no mundo, em reconhecimento a sua destacada implementação das melhores práticas em coopetitividade (competir através da colaboração), ética, acessibilidade e prevenção em saúde.
Este prestigioso prêmio foi concedido durante a celebração da 1ª Cúpula Global de Enoturismo Responsável, realizado no Uruguai, com a participação de representantes de 14 países e mais de 300 especialistas na área. Durante este evento, exemplos de sucesso que abrangeu experiências acadêmicas, empresariais e governamentais, com o objetivo de reconhecer e promover práticas responsáveis que contribuam para a conservação do ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural, bem como o apoio às comunidades locais.
Além do reconhecimento da Vinícola Santa Rita, o Município de Montevidéu foi reconhecido como Destino Nacional e Mendoza (Argentina) como Destino Internacional.
O presidente da OMET, José Antonio Vidal, destacou a importância do enoturismo responsável como fator chave para gerar um impacto positivo nos destinos visitados, garantindo assim seu desfrute e benefício para as gerações futuras. Acrescentou que o enoturismo responsável envolve tomar decisões conscientes antes, durante e depois da viagem e exige esforço coletivo de viajantes, comunidades locais, governos e a indústria do turismo, apoiando vinícolas e operadores turísticos responsáveis.
Por sua vez, a Gerente de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade e Turismo da Vinícola Santa Rita, Elena Carretero, destacou a importância do enoturismo responsável como motor para promover preservação do património, promovendo a participação comunitária, educando e sensibilizando, bem como promover o desenvolvimento local e a valorização territorial. “Com todos esses elementos, “Contribuiremos para o desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das regiões vitivinícolas”, afirmou.
Este reconhecimento se soma a outros feitos anteriores da Vinícola Santa Rita, como o recebido no ano passado pelo destacado veículo britânico especializado em vinhos, The Drinks Business, que a distinguiu como “Melhor Contribuição para o Enoturismo”. Da mesma forma, em 2022 foi premiada como a “Melhor Experiência de Enoturismo do Chile” no Prêmio de Enoturismo Chile 2022, destacando seu excepcional impacto positivo nas regiões onde se desenvolve.
Sobre a vinícola Santa Rita
Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.
Crédito das fotos: Pixabay