Notícias

Os EUA estão de braços abertos para brasileiros qualificados

Já se foi o tempo em que o perfil do imigrante brasileiro nos Estados Unidos era formado apenas por pessoas que se aventuravam através da fronteira ou que se aproveitavam de vistos de turismo para permanecerem ilegalmente no país. Da mesma forma, também está ultrapassada a ideia de que brasileiros na América estão fadados a exercerem profissões de “baixa renda” ou subempregos. Pelo contrário, a maioria dos brasileiros que hoje imigrando para os EUA possui um perfil bem diferenciado, muitos deles sendo contratados “a peso de ouro” pelas maiores empresas americanas.

Esta mudança de perfil vendo sendo notada principalmente nos últimos 15 anos, e se deve a diversos fatores relacionados a globalização; entre eles o avanço das tecnologias, maior acesso a informações e oportunidades de estudo, intercâmbio e cursos profissionalizantes em outros países, e muitas outras ferramentas que permitiram que o profissional brasileiro esteja hoje muito mais bem preparado do que no passado, principalmente aqueles que atuam em profissões que exigem conhecimento técnico e acadêmico, como médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, arquitetos, profissionais de TI, etc.

Mas existe um outro fator que explica por que o profissional brasileiro está hoje entre os mais habilitados e procurados para trabalhar no mercado americano: as empresas nos EUA não conseguem encontrar profissionais qualificados disponíveis dentro do país para exercer diversas profissões.  A carência de mão-de-obra atinge praticamente todos os segmentos, inclusive em setores vitais como tecnologia, ciências, engenharia e saúde. Em todas estas áreas, muitos brasileiros se destacam, o que acaba os tornando excelentes candidatos ao green card.

No Brasil, temos a cultura de estudar muito para um dia conseguirmos um uma vida melhor. Nos EUA o pensamento é diferente; os americanos se preparam para sair de casa ainda bem jovens e trabalhar logo para começar a ganhar dinheiro. Consequentemente, é mais comum encontrar um brasileiro com pós-graduação, mestrado, doutorado, etc., do que um americano. As empresas já perceberam isso há muito tempo, e vem contratando cada vez mais profissionais brasileiros bem qualificados.

Além disso, cada vez mais brasileiros tem descoberto que  existem diversos tipos de vistos e categorias de imigração que permitem a concessão de um green card para morar nos EUA, e por isso, especialmente nos últimos 6 anos, temos acompanhado um êxodo sem precedentes de profissionais e empresários brasileiros que decidiram buscar melhores oportunidades no mercado americano de trabalho. Só na última década, 132 mil green cards foram emitidos para imigrantes brasileiros, e a comunidade do Brasil nos EUA já conta com quase 2 milhões de pessoas.

E para continuar incentivando a chegada não somente de brasileiros, mas de estrangeiros em geral, o governo americano colocou à disposição mais de 300 mil green cards para o atual ano fiscal (2022). A quantidade é recorde, e tem como principal objetivo imigrantes com carreiras bem-sucedidas, com oportunidades de emprego ou que desejam investir no país como empresários.

Com mais de 11 milhões de vagas de emprego disponíveis e um mercado de trabalho superaquecido, existem excelentes oportunidades em todas as áreas. Sem dúvida este é um excelente momento para o brasileiro que deseja começar legalmente uma nova vida na América.

Sobre o especialista: Marcelo Gondim

Marcelo Gondim é advogado especializado em imigração para os Estados Unidos, com mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele é licenciado pelo Estado da Califórnia.  Marcelo nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana. Ele é o fundador e principal advogado da Gondim Law Corp, um dos mais importantes escritórios de advocacia imigratória dos EUA.

Crédito: Pixbay