Notícias da Amazônia

Pandemia não parou turismo no Pará

Muito embora o segmento turístico na Amazônia (a exemplo do restante do país) tenha sofrido grande impacto causado pela pandemia do novo Coronavírus, que levou equipamentos tradicionais a encerrarem suas atividades, ações importantes não sofreram solução de continuidade. Uma prova incontestável deste importante avanço que permitirá o soerguimento de vários segmentos foi divulgada durante a 104a reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, Fomentur, por intermédio do secretário de Estado de Turismo, André Dias, ao destacar a importância da retomada do turismo no Pará com a volta dos eventos e dos voos, além do recomeço do fluxo turístico, bem como neste momento a integração de políticas públicas e o mercado turístico do Estado.

O representante do Belém Convention & Visitors Bureau, empresário Reverton Ribeiro ao proferir palestra sobre “A Importância dos Eventos para os destinos turísticos paraenses”, na oportunidade informou que os objetivos do Belém Convention & Visitors Bureau (C&VB) (uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, multisetorial, entidade de negócios, com foco na movimentação financeira gerada pela realização dos eventos técnico-científicos e empresariais) visam promover a geração de emprego e renda. Destacou, também, que o Convention capta e apoia a realização de eventos técnico-científicos, empresariais, dentre outros e, com isso, possibilita o aumento do número de visitantes e sua permanência na cidade-sede. Relatou e explicou em detalhes o trabalho do Belém Convention e que o mesmo não trabalha com eventos que não possuam entidades representativas no Estado, pois precisa obter informações dessas entidades para elaborar dossiês e realizar pesquisas de acordo com as características do evento, perfil do público e o gasto médio por participante.

Reverton enfatizou que o Belém Convention possui um manual de infraestrutura, contendo todas as informações necessárias aos promotores ao optarem em trazer esses eventos para a cidade. Sintetizou como funciona o pré e pós-eventos e ressaltou a importância da captação de eventos e como é feita a abordagem, pois eles trazem uma grande movimentação financeira à região e, com o retorno gradativo das atividades, o Belém Convention está em fase de reformulação, onde o novo presidente – o médico André Rodrigues está empenhado em realizar parcerias e outras ações em prol do segmento de eventos. Disse ainda Reverton que, apesar dessa fase difícil, o Convention já está articulando com entidades para capitanear novos eventos e, mesmo sem ações efetivas, o BC&VB está acompanhando dezoito (18) eventos em Belém com grande repercussão econômica para a cidade. Segundo Reverton, a realização de evento não é uma coisa simples e nem rápida de fazer, pelo contrário, é uma coisa delicada, criteriosa, demorada e que envolve muitos aspectos com resultado daqui a um ou dois anos, mas que eles têm condições de realizarem e finalizou dizendo que Belém tem vocação para o turismo de eventos e negócios por possuir uma boa infraestrutura, mas não se esquecendo do turismo de lazer, pois esse é impulsionado pelo primeiro.   

O empresário Orlando Rodrigues, também do Belém Convention & Visitors Bureau, reforçou a necessidade de união de todos, visando à captação dos eventos, pois eles passam por várias fases até o pós-evento e ressaltou que quanto maior o número de participantes, maior a chance de o evento ser considerado um sucesso, tanto pela entidade quanto pela organizadora e isso é uma fonte de informações para que outras associações tragam seus eventos para a cidade através da realização das visitas técnicas. Orlando Rodrigues ressaltou que Belém está bem preparada para recepcionar os eventos, devido os equipamentos (centro de convenções, bons hotéis, restaurantes etc.), além da gastronomia e dos atrativos turísticos.

André Dias – Foto Agência Pará

Finalizada a apresentação do Belém Convention, o secretário de turismo do Pará, André Dias, falou sobre a relação do segmento de eventos com atividades de lazer. Deu ênfase, também, que todo o apoio dado pela Secretaria de Estado de Turismo destinado à captação de eventos foi por meio de imagens, assim como vídeos de boas-vindas utilizados pelas entidades de classe como forma de capitanear seus eventos para o Estado. Na sequência, o Secretário deixou a SETUR à disposição para cooperar e mencionou sobre as restrições durante o período eleitoral, mas naquilo que for possível o setor público dará sua contribuição.