Notícias

Pela 1ª vez em Monte Verde (MG), etapa do Tour da Roça projeta marca de mil participantes no próximo dia 20

Evento de cicloturismo já conta com mais de 800 inscritos e ocorrerá no distrito de Camanducaia; hospedagens promovem descontos para receber os ciclistas

A largada do Tour na Roça será no portal de Monte Verde, primeira localidade de fora do estado de São Paulo a receber uma etapa do evento (Foto: Divulgação/Tour da Roça)

Referência como destino nacional para a prática de esportes ao ar livre por possuir uma natureza exuberante dentro da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) receberá, pela primeira vez, uma etapa do Tour da Roça, evento de cicloturismo que é realizado há 11 anos, com passeios em diversas cidades do interior paulista, e agora chega ao distrito de Camanducaia. Marcada para o dia 20 de outubro, a edição inédita da prova, de caráter recreativo, promete ser um grande sucesso, pois já conta com mais de 800 ciclistas inscritos e deverá reunir cerca de mil participantes, número projetado pela organização.

Situado a apenas 160 quilômetros de São Paulo, o tradicional vilarejo do Sul de Minas oferece uma ótima estrutura hoteleira para abrigar, de forma acolhedora, turistas de todos os cantos do país. O fato pesou para escolha dos organizadores pela localidade, onde hospedagens parceiras estão disponibilizando, para o final de semana dos próximos dias 19 e 20, descontos que variam de 10% a 35% no valor das diárias reservadas pelos visitantes que participarão do evento.

“Com tradição consolidada no cicloturismo nacional, o Tour da Roça será realizado pela primeira vez em um local que fica fora do estado de São Paulo. Isso é uma evidência de como o nosso distrito vem crescendo como um polo esportivo, que neste ano já recebeu o passeio ciclístico “Pedal Luz”, em janeiro, e o desafio “Trail Running Serra dos Poncianos”, em abril. E, agora, é uma grande alegria saber que mais de 800 pessoas já estão inscritas no evento do próximo dia 20, que tem tudo para ser incrível”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

Entre os estabelecimentos que fecharam parcerias com os organizadores para receber os ciclistas em Monte Verde, o Fazenda Hotel Itapuá e as pousadas Águia da Montanha e Cantos e Contos são associados à MOVE e figuram como boas opções de hospedagem para o final de semana do evento, que continua com inscrições abertas no site oficial. Rafael Rizzato, líder da organização, destacou os motivos para o distrito se tornar o primeiro local de fora do estado de São Paulo a sediar um estágio do Tour da Roça, que neste ano já teve disputas nos municípios de Igaratá, Piracaia, Jarinu e Bom Jesus dos Perdões.

“Acredito que toda a atmosfera proporcionada por esse charmoso vilarejo e a linda natureza local têm contribuído para a boa receptividade do evento junto aos ciclistas. Eu já pedalei diversas vezes em Monte Verde e essa região é encantadora, sendo que as paisagens de montanha garantem uma experiência ‘de outro nível’. Além disso, possui toda uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, com restaurantes para todos os gostos e paladares”, enfatiza Rizzato, que também exalta o impacto positivo que o passeio ciclístico terá para movimentar a economia local. “O esporte é uma ferramenta muito boa para potencializar o desenvolvimento do turismo, pois um evento como esse tem a capacidade de trazer muitas pessoas para a cidade em um único dia e serve como um incentivo para elas virem antes ao destino e desfrutarem de outros atrativos durante o final de semana, o que beneficia diversos setores, como os de restaurantes, hospedagens e atrações receptivas”, completa.
 

Etapa em Monte Verde terá trajetos diferentes, de 8 km, 34 km e 43 km, definidos para três categorias de ciclistas (Foto: Divulgação/Tour da Roça)

Com apoio institucional da Prefeitura de Camanducaia e da Associação Monte Verde de Esportes de Montanha (AMVEM), essa inédita etapa do Tour da Roça em Minas Gerais terá três trajetos diferentes, sendo um de 8 km, para iniciantes e famílias, com baixo nível de dificuldade. Já os outros dois percursos serão de 34 km, com um desafio de exigência física intermediária, e de 43 km, voltado para ciclistas experientes. Mais informações sobre a prova, cuja largada está marcada para as 9h de 20 de outubro, no portal de Monte Verde, podem ser conferidas no site.

Jonas de Carlos, diretor da AMVEM e ajudante voluntário no Tour da Roça, também celebrou a realização da etapa da atração no distrito do Sul de Minas. “A AMVEM está firme na missão de ajudar a tornar Monte Verde uma referência ainda maior como destino para a prática de esportes ao ar livre. Por isso, para nós, é muito satisfatório idealizar e iniciar uma parceria com um evento com tamanha exposição, assim como aconteceu por meio do Big Biker, realizado em maio deste ano no nosso vilarejo. Esperamos que essas atrações integrem o nosso calendário de eventos, que começa a se consolidar”, projeta o representante da associação de esportes de montanha.

Enduro Mar de Morros

Uma semana antes desta próxima etapa do Tour da Roça, Monte Verde será palco de outro grande evento ciclístico: a terceira edição da prova Enduro Mar de Morros, no dia 13 de outubro, realizada dentro da área rural da Estalagem Tronador, uma das 35 hospedagens associadas à MOVE atualmente.

A competição contará com dez categorias, sendo quatro delas voltadas para usuários de bikes elétricas. Aos interessados em participar, as inscrições estão abertas no link e há mais informações disponíveis no folder oficial do evento.

Atletas e projetos evidenciam polo esportivo

Palco de diversos eventos neste ano, Monte Verde também se destaca como um destino que abriga atletas e tem projetos de diferentes modalidades em andamento, fato que evidencia a localidade como um polo esportivo que não se limita a ser uma consolidada rota para os praticantes de atividades ao ar livre, como o ecoturismo, por exemplo. O ciclista de mountain bike Siliano de Souza, atual líder da categoria elite da Liga Brasileira de Downhill, e o corredor Eliomar Miranda são competidores patrocinados pela MOVE, que também apoia, desde junho de 2022, uma iniciativa promovida na unidade do distrito da escola Green Mountain Brazilian Jiu-Jitsu. Essaação, de caráter social,oferece hoje aulas gratuitas desta arte marcial para mais de 100 alunos, entre adultos e crianças. 

Competidor de destaque de Monte Verde no cenário nacional do ciclismo, Siliano venceu nesta temporada as etapas de Camanducaia e Águas de Lindoia (SP) da Liga de Downhill, na qual também conquistou um vice-campeonato em Caxambu (MG) e dois terceiros lugares, em Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG). No próximo dia 13, ele disputará a Enduro Mar dos Morros e está confiante em um novo bom resultado. “As minhas expectativas são ótimas. Sou um dos favoritos a levar o melhor tempo da classificação geral da minha categoria. Espero fazer uma boa corrida, até porque correrei com uma bike que possui as características ideais para esse tipo de prova”, projeta o ciclista, patrocinado pela MOVE desde 2021, ao se referir à bicicleta de competição que ele ganhou de presente, em maio, após ser beneficiado por uma parceria da diretoria da entidade com a Sense, fornecedora do equipamento. 

Eliomar Miranda, por sua vez, acumula bons resultados como corredor neste ano. Dividindo a sua carreira de atleta com a função de gestor das áreas das trilhas administradas pela MOVE em Monte Verde, ele venceu a prova de 10 km da sua categoria no 8º Desafio Trail Running Pedra 0m, em Monteiro Lobato (SP); ficou em 4º lugar na classificação geral da corrida de 12 km do Rocky Mountain Games, em Atibaia (SP); foi o 3º colocado de sua classe na meia-maratona de 21 km da corrida de montanha Indomit Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (MG), e ainda terminou em 4º na classificação geral da prova de 15km da La Mision Brasil, o maior evento de corrida de montanha do país. Para completar, no mês passado, ganhou a disputa de 10 km da Corrida Bauer, no distrito de Camanducaia, e logo depois faturou uma expressiva 9ª posição em uma etapa do Circuito Mundial de Trail Running, em Paraty (RJ), onde percorreu 26 km em uma ultramaratona de montanha que teve mais de 800 corredores.

 “É uma grande alegria para nós vermos os atletas patrocinados pela MOVE conquistando ótimos resultados nas competições. É um prêmio pelo investimento que estamos fazendo nestes competidores. E a entidade também vê com muita satisfação o fato de continuar envolvida em projetos esportivos que exercem um papel social importante em Monte Verde, como é o caso da iniciativa que promovemos com a academia de jiu-jitsu. Para completar, temos como um dos estabelecimentos associados à nossa agência