Notícias

Recital para crianças: Orquestra Ouro Branco apresenta “O mundo mágico da orquestra”

 O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta no dia 17/7, domingo, às 16h, o espetáculo “O mundo mágico da orquestra”, da Casa de Música de Ouro Branco. Dirigido por Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, roteiro de Bruna Tameirão, arranjos de André Reis e direção musical de Marcos Silva-Santos. O espetáculo mostra que a jovem muito curiosa de nome Alice entra num mundo mágico que se descortina após ela ter girado a manivela de uma caixa de música encantada. O repertório do espetáculo é composto por compositores clássicos, como Beethoven, Vivaldi, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Bartók, Rossini, Rimsky-Korsakov, Albinoni e Léo Delibes. Os ingressos, que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou no site da eventim. A classificação é livre. 

O espetáculo tem como objetivo convidar o público a descobrir os segredos mágicos de uma orquestra por meio do mundo descoberto por Alice. Nesse local, habitam uma série de criaturas extraordinárias: um relógio falante, uma tartaruga anciã, passarinhos cantores, uma pipoca gaga, um pote de mel, uma carta de baralho e até uma locomotiva de trem! Ao se deparar com esses personagens, eles irão explicar os diversos aspectos do som, da música e as principais características dos instrumentos da orquestra – história, ritmos, propriedades timbrísticas, volume, tessitura, intensidade, modos de produção sonora – mas também a capacidade que o corpo de instrumentos sinfônicos tem de representar as mais diversas atmosferas, que vão desde fenômenos da natureza, paisagens, ruídos, animais e até́ sentimentos humanos.

 “Uma das maiores dificuldades quando trabalhamos com música erudita é o preconceito que se existe com relação a ao universo que se foi criado em torno dela. É muito comum ouvir alguém dizer que é muito complicada para se ouvir. Mas isso pode ser transformado levando não só a música, mas também o conhecimento sobre ela para crianças e jovens. O musical se propõe a levar os alunos ao teatro e a uma apresentação produzida especialmente para o entretenimento e compartilhamento de informações musicais de forma lúdica, divertida e interativa.”, diz Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música. 

Sobre a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB 

Criada em 2001, a Orquestra é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos Silva-Santos. Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte. Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que use música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia, os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelo de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG. 

Horário de funcionamento da bilheteria
: de segunda a sábado, das 13h às 19h. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito.Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.Mais informações: (31) 3516-1360.Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.