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Solução inédita de pagamento digital transforma a gestão de despesas corporativas no Brasil

Módulo único no mercado, o VOLL Pay foi desenvolvido pela scale-up VOLL direcionado a tendências de mercado. O lançamento, a ser realizado este mês em sua plataforma, completa o ecossistema de gestão de viagens, mobilidade e despesas corporativas

O avanço crescente da tecnologia fomenta o uso das ferramentas móveis e muda o comportamento dos profissionais que fazem uso dos serviços de viagens e de mobilidade a trabalho. Em paralelo, o mercado brasileiro experimenta diferentes formas de pagamentos digitais, como o PIX que, em breve, completará dois anos e é único no mundo. Desde sua estreia no Brasil, em novembro de 2020, o meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito viu seu volume de operações ao mês crescer mais de 28 vezes, alcançando quase 1 trilhão de reais em agosto deste ano — o mês de estreia fechou com R$ 35 bilhões. Diante desse cenário, a VOLL lança um recurso inédito quando se trata de pagamento digital para gestão de despesas corporativas: o VOLL Pay.

“O recurso, desenvolvido com tecnologia de ponta, oferece segurança e autonomia para o colaborador, enquanto garante agilidade e economia para as empresas ao reduzir custos a partir da otimização de processos que vão do pagamento à prestação de contas”, afirma Luiz Moura, cofundador e diretor de marketing da VOLL, que atende atualmente mais de 400 mil usuários de companhias como Itaú, McDonald’s, Cargill e Vivo. “Por meio do VOLL Pay, o colaborador da empresa que precisar contratar um serviço ou comprar um produto, esteja ele ou não em viagem, não precisará realizar pedidos de adiantamento de valores, e nem se preocupar com o reembolso de suas despesas. Os pagamentos serão feitos de forma digital, a partir de valor pré-determinado por seu gestor para cada tipo de despesa, gerando dados unificados daquela transação”, explica.

Essa novidade é uma tendência do mercado de pagamentos digitais que cresce em ritmo acelerado. De acordo com um estudo da PwC e da Strategy&, o volume de pagamentos digitais no mundo deve aumentar em mais de 80% até 2025, com as transações passando de cerca de um trilhão para quase 1,9 trilhão por ano. Até 2030, o total deve quase triplicar.

Outra propensão desse mercado, apontada pelo estudo da PwC, é a inclusão de consumidores e de varejistas nesse contexto. Os dados do Banco Central do Brasil (BCB) reforçam essa perspectiva ao apontarem que, enquanto em novembro de 2020 o volume de transações feitas entre pessoas físicas e jurídicas foi de R$ 600 mil, no mês passado essa marca alcançou R$ 55 milhões. “Esses números significam mais pessoas e também mais estabelecimentos escolhendo as formas de pagamentos digitais — como o PIX. Afinal, mesmo naqueles locais onde os varejistas e prestadores de serviços não aceitam cartão, todos eles têm um celular na mão, por isso a digitalização das transações financeiras atende a um pedido pela democratização de acesso a serviços”, diz Luciano Brandão, cofundador e CEO da VOLL.

Para o viajante corporativo, o resultado é tranquilidade durante a viagem e foco apenas no trabalho. “No turismo corporativo isso é transformador, afinal os viajantes a trabalho não estão apenas nas grandes capitais. Há milhares deles em regiões rurais, áreas de mineração e outras localidades menos abastecidas por estabelecimentos estruturados. Ao eliminar o processo de adiantamento e reembolso, e ter o controle de cada etapa do trajeto a negócios, incluindo os imprevistos, o colaborador não precisa se preocupar com o pós-viagem, pois isso já está sendo feito instantaneamente enquanto ele está fora, via VOLL Pay”, diz Luciano.

Já para a empresa, o uso do VOLL Pay significa praticidade e economia. Sem a necessidade de providenciar um adiantamento de valores e ter que aferir planilhas de pedidos de reembolso, as empresas passam a eliminar o tempo com a prestação de contas e permitir que a equipe tenha mais tempo disponível para explorar estrategicamente outras possibilidades. “Certas companhias, clientes da VOLL, chegam a ter, por exemplo, 60 mil funcionários por mês em trânsito e, durante a fase prévia, de planejamento, precisam adiantar milhares de reais como adiantamentos de viagens para esse altíssimo volume de profissionais. Além de desgastante, esse processo é oneroso e pouco escalável, na maior parte das vezes. Sem falar na etapa após essas viagens, que costuma representar um grande gargalo de acompanhamento de dados avulsos em diversas planilhas para uma extensa prestação de contas na gestão financeira“, diz Luciano. Além do teto de gastos diários explicitado para cada tipo de despesa, o VOLL Pay ainda permite que a empresa determine regras de uso específicas para grupos e perfis de colaboradores, incluindo bloqueios por geolocalização e período de uso do recurso.

A expectativa da empresa é de que o VOLL Pay seja rápido e amplamente aderido no mercado. O módulo de prestação de contas da plataforma já vinha registrando um crescimento exponencial. Foram 154 mil despesas registradas só em agosto deste ano, cinco vezes mais do que o registro de viagens realizadas no mesmo mês de 2021. “O módulo de despesas da VOLL faz uma listagem de gastos da viagem, que são realizadas de forma pré-conciliada, permitindo uma checagem muito mais precisa, e eliminando de vez o fluxo de adiantamentos e reembolsos ao colaborador por parte da empresa. Essa era uma grande demanda do mercado corporativo, agora solucionada por meio do VOLL Pay. Para as rotinas de viagens corporativas, do planejamento ao pagamento, todo o processo é feito pela VOLL, um serviço único no mercado”, declara o diretor.

Sobre a VOLL – A VOLL é protagonista da revolução no mercado de gestão de viagens e mobilidade corporativa. Por ser a agência de viagens da nova economia, a traveltech desenvolve tecnologia e ferramentas para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade e as viagens de empresas de todos os tamanhos e segmentos, além de oferecer uma série de serviços customizados e possuir uma equipe especializada para atender 24/7 em vários canais. Hoje, com mais de 300 colaboradores em todos estados e unidades nas três principais capitais econômicas brasileiras – Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro –, a VOLL é uma startup investida pela Vivo e pela Localiza e é uma das integrantes do ranking 100 Startups to Watch 2021. Conheça mais sobre a traveltech que vem revolucionando o mercado de viagens corporativas em: www.govoll.com.

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