Enoteca Brasileira

Terroir do Nordeste

Que o Brasil tem produzido excelentes vinhos não é mais novidade para muitos de nós. O que alguns não sabem é da indígenas produção e pesquisa que tem se desenvolvido no Nordeste brasileiro. Sim, no Nordeste se produz vinhos, e de excelente qualidade!

@VINICOLAUVVA

Região de terra árida de solo rico em minerais e com baixa consistência de matéria orgânica, por lá tem surgido diversos projetos de vinícolas com projeção e resultados surpreendentes.

Nas regiões do Vale do São Francisco, Morro do Chapéu, Mucugê, e ainda projetos em experimentais em Irecê, Vitória da Conquista.

No Vale do São Francisco, Nos Municípios de Casa Nova e Curaça, na Bahia e em Lagoa Grande, em Pernambuco, há vinícolas já com expressão no mercado.

As uvas tintas mais produzidas na região são a Syrah e a Tempranillo, e brancas, a Chenin Blanc e a Moscato Canelli.

Nessa região do Vale do São Francisco, temos cinco vinícolas mais destacadas: Vinícola Botticelli, Vinícola Bianchetti, Vinícola Santa Maria / Rio Sol, Vinícola Terra Nova e Vinícola Vinum Sancti Benedictes.

Em Mucugê, a Vinícola Uvva é uma interessante experiência em produção de vinhos em meio à Chapada Diamantina, na Bahia. O projeto da vinícola começou a ser desenhado em 2012, à beira da Serra do Sincorá. Após longos estudos de solo e clima, e identificado o terroir, a vinícola investe em uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Os produtores têm usado o termo “cepas diamantinas” para classificar o processo de produção, que conta com dupla poda e direciona a colheita para o momento ideal.

Estrutura arrojada e surpreendente, que não deixa nada a desejar a vinícolas instaladas em tradicionais regiões produtoras como Mendoza na Argentina ou imponentes Vinícolas chilenas.

E você, já degustou algum bom vinho produzido no Nordeste Brasileiro?