A estação mais florida do ano combina com vinhos rosés, brancos e espumantes, mas não significa que os tintos também não tenham o seu lugar. Nesse ano, especificamente, a chegada da Primavera trouxe consigo uma onda de altas temperaturas registradas em todo o país. Com o calorão mais típico do verão em si, do que da estação das flores, a sugestão é realmente selecionar vinhos leves e refrescantes, que harmonizem com pratos e ingredientes leves.
Os rosés e rosados, frescos e versáteis, com aromas frutados e acidez média são muito apropriados à estação. O convite a exercitar os sentidos e apreciar rosés sempre com a mente aberta é sempre uma boa pedida. Apreciar com a disposição de se observar as nuances de cada uva que os origina, pois um bom rosé sempre surpreende, seja pelos aromas e sabores, seja na avaliação visual, pela apresentação de sua cor e garrafa e pelas harmonizações possíveis. Sugiro o Primeira Estrada Rosé, daqui de Minas Gerais e o Rotava Rosado, da Serra Gaúcha.
Os vinhos espumantes e os brancos, por sua leveza, boa acidez e frescor, também são escolhas sempre muito certeiras para a primavera. Harmonizações adequadas para ratatouille, caponatas e saladas, frutos do mar, peixes leves como tilápia, ou mais gordurosos como o salmão e o nosso mineiríssimo frango. Harmonizam bem o Espumante Carvalho Branco, aqui do Sul de Minas, Clichê Brut Rosé, da Serra Gaúcha ou o surpreendente Sauvignon Blanc da Santa Augusta, de Santa Catarina. O Sauvignon Blanc da Venice, de Flores da Cunha também é extremamente versátil, leve e refrescante, sem falar do design dos rótulos, sempre muito irreverentes…
Se, contudo, seu paladar for estritamente voltado aos tintos, opções como Pinot Noir e até mesmo Marselan de algumas regiões do Brasil são excelentes indicações.
Finalizando, vale lembrar um ponto importante: a temperatura de cada vinho, pois interfere no seu sabor e na experiencia da degustação. O “sirva o tinto na temperatura ambiente”, não é uma prescrição pra nosso país, com clima tropical… Confira as temperaturas ideais sugeridas:
Espumantes e champanhes secos e doces : de 6° a 8°C
Brancos leves e rosés: de 6° a 8°C
Brancos de médio corpo: de 9° a 11°C
Tintos leves: de 10° a 12°C
Faça sua seleção, contemplando bons rosés, espumantes, brancos e tintos leves e celebre a vida, brinde à primavera, suas cores e sabores!
Saúde!
Crédito da foto: Pixabay