Notícias

Um giro pela Serra da Canastra: o que fazer e como aproveitar as belezas do lugar

Belezas naturais e culturais atraem muitos turistas ao destino mineiro, conhecido principalmente por suas delícias da culinária

(crédito: divulgação istock)

A Serra da Canastra é um destino encantador, com diversas belas paisagens naturais e muitas atrações que conectam o visitante com a natureza. Além disso, ela é conhecida nacionalmente pelo seu delicioso queijo, que leva o nome da região.

Você sabe o que fazer na Serra da Canastra para aproveitar todas as atrações da região? Descubra aqui um roteiro pela Serra Canastra!

Por que visitar a Serra da Canastra

O Parque Nacional Serra da Canastra tem como objetivo preservar a nascente do famoso e imponente Rio São Francisco. Ele foi oficializado em 1972 e desde então recebe a atenção necessária para a preservação ambiental da região.

Com isso, toda a área se mantém intacta e pode ser visitada por quem deseja entrar em contato com a natureza, seja para uma atividade tranquila ou para aventuras. Além disso, o destino não está entre os mais populares, apesar de sua beleza, o que permite aproveitar ao máximo o lugar, que nunca está lotado.

Localizada no sudoeste de Minas, a Serra da Canastra é formada por um conjunto de serras, incluindo áreas das cidades de Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Sacramento, Vargem Bonita e São Roque de Minas, a principal porta de entrada.

Também é muito fácil chegar na região, seja de carro ou de ônibus, especialmente pela proximidade a grandes cidades. Por isso, é possível optar por ônibus de São Paulo para Belo Horizonte ou outros locais mais próximos.

O que fazer na Serra da Canastra

As principais atividades na Serra da Canastra são as atividades ao ar livre, como caminhadas, trilhas e até mesmo mergulho em cachoeiras. Elas são o grande sucesso na região, por isso é bom ir preparado para essas aventuras, ainda que seja no seu ritmo próprio.

Em seu roteiro, inclua uma visita à nascente do Rio São Francisco, com uma estátua do santo padroeiro do rio. A cachoeira Casca D’Anta também é uma parada obrigatória, pois é a segunda maior de todo o estado mineiro. Para fazer um tour pelas cachoeiras, inclua também a Cachoeira do Fundão e a Cachoeira dos Rolinhos em seu roteiro.

Também há muitos restaurantes na região, que preparam pratos locais com muito carinho para conquistar os viajantes. Os sabores de Minas Gerais estão entre as maiores delícias do Brasil, do pão de queijo ao doce de leite.