Notícias

15 diferenças culturais que os brasileiros enfrentam na Europa

Viralizou nas redes sociais um conteúdo bem interessante: os de brasileiros comentando sobre os principais choque de cultura que enfrentam quando estão lá fora. Hoje, vamos avaliá-los, acompanhe!

Seja no TikTok ou Instagram, você já deve ter assistido algum vídeo de brasileiros mostrando sua adaptação em seus intercâmbios ou viagens, principalmente aqueles conteúdos que brincam sobre a utilização de determinadas palavras ou expressões, ou os mais comuns, aqueles sobre diferenças de hábitos.

É interessante assistir e aprender com perfis assim, principalmente se você está no período de aprender inglês, justamente porque “quebram” um pouco a falsa sensação de que aprender apenas pelos livros vai te ajudar no processo.

É importante destacar o quanto é importante sair do básico. Você pode complementar seus estudos e aprender inglês fazendo outras coisas, como consumir conteúdos estrangeiros, assistir filmes sem legenda, escutar músicas, podcasts e canais de YouTube onde o inglês seja falado de forma fluente, pois só assim você conseguirá entender a dimensão da diferença cultural que existe lá fora.

Em um curso de inglês online, por exemplo, você garante a conversação com professores que estão localizados em diversos centros, desde os Estados Unidos até a Austrália, garantindo um aprendizado muito mais completo e rico em expressões idiomáticas que poderiam não estar nos programas de cursos tradicionais.

Diferenças culturais na Europa

Agora que você já entendeu que esses hábitos podem ser um choque, mas você pode estar preparado com um bom curso de inglês e bastante contato prévio com a cultura local, vamos às principais diferenças?

1 – Temos mais feriados que países europeus. Enquanto possuímos 12 feriados nacionais – sem contar emendas -, em países como o Reino Unido, por exemplo, são apenas 6 feriados.

2 – Almoço é hora sagrada. Em lugares como a França, por exemplo, comer em um restaurante durante a semana e aproveitar a companhia por pelo menos uma hora é um costume muito frequente. Nada de filas e fast-food, igual Nova Iorque!

3 – Cumprimentos moderados. Dois beijinhos e abraços? Nada, na Europa a recepção é mais contida e menos calorosa. Prefira ser apresentada ou se apresentar, apenas.

4 – Tomamos bem mais banhos que europeus. Isso não é nem “meme”. Por estarmos em um país tropical, os hábitos de higiene brasileira são bem mais assíduos, o que pode provocar um estranhamento.

5 – Lixo no lixo? Lá fora, é comum que o papel higiênico seja jogado direto na privada. Aqui, existe um lixo para isso. 

6 – Escovamos bem mais os dentes também. Não só o banho, mas a higiene bucal brasileira também são diferentes! Lá fora, é costume escovar menos, principalmente na hora de acordar e ir dormir, portanto, depois do almoço, é normal ver colegas sem escovar os dentes.

7 – Chamar pelo nome? Aqui no Brasil é costume chamar pelo primeiro nome, mas lá fora, isso pode parecer falta de educação. Portanto, cuidado!

8 – Café da manhã reforçado. Em muitos lugares da Europa, é comum que a primeira alimentação do dia seja bem reforçada – diferentemente do nosso tradicional pão e café – por isso, pode ser um pouco estranho de início.

9 – Entradas antes do almoço. Em países como a Hungria, por exemplo, antes de almoçar, é normal tomar uma sopa – e nem precisa estar em um dia frio para isso.

10 – Atraso? Jamais! Europeus levam bastante a sério compromissos. Por isso, quase nunca toleram atrasos, o que, no Brasil, pode ser bastante comum.

11 – Silêncio após às 22h. Na Alemanha, é comum que festas durem só até às 22h, pois se exige silêncio das 22h às 6h.

12 – Relações de trabalho e amizade? Na Europa, não. Aqui no Brasil, é comum que nossos colegas virem nossos amigos pessoais, mas lá na Europa, o hábito é bastante diferente. Há uma diferença nítida entre o tratamento no ambiente profissional e o ambiente pessoal, mesmo que em questão de horas de diferença.

13 – Não use palitos de dente na França, sob hipótese alguma! Aqui no Brasil é costume palitar os dentes após o almoço, certo? Pois lá na França é considerado extremamente vulgar.

14 – Não usar sapatos em casa pode ser um hábito estranho para você, mas na Europa é bem visto e normal em muitas casas. Pantufas são calçados que podem ser usados para transitar em casa.

15 – Usar guardanapos é considerado um hábito estranho, principalmente para pegar alimentos. Em muitos lugares da Europa, não se usa o guardanapo para comer.

Lembrando que, durante as aulas online, você pode trocar experiências com os professores e aprender inglês de forma personalizada para a sua necessidade e nível de conhecimento. Assim, fica muito mais fácil de viajar com mais noção da cultura e hábitos do país.

E aí, qual desses hábitos você já conhecia? Comente para gente quais que você ouviu falar ou presenciou e não listamos!

Crédito: Pixbay