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Do ouro ao papel: formas, “designs” e materiais múltiplos de Graça Pires

TEXTO POR ROGÉRIO ZOLA SANTIAGO – MESTRE PELA INDIANA UNIVERSITY, USA
EDITOR: ANTÔNIO CLARET GUERRA

“Esta peça faz parte de um grande conjunto de obras orgânicas em que usei o mesmo material e técnica.  Esta fez parte do cenário de uma novela da Globo, a  ‘Belíssima’. Ficava na entrada, em um aparador, na casa da personagem de Glória Pires.”

“O pendor operário em Graça Pires leva-a a cortar, moldar, cortar, bordar e cerzir. Assim ela gerencia suas relações com a Arte e a Vida. No ágil  trânsito concomitante pela cerâmica, seda, fibra, papel, tela, pigmento, ferro, cobre, pedra e vidraria, Graça Pires multiplica possibilidades do engenho e da inventiva”. Celma Alvim, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte

Peça executada pelos gestos precisos de Graça Pires. É uma estrutura de ferro com inserções de trama em fios de alumínio.
Díptico de Graça Pires em ouro derretido, “delineando contornos para quando mais não formos” (verso de Leda Zola Bahia)