Gastronomia Contemporânea

A Forja

Por: Sandrinha Coelho

Belo Horizonte, no final do ano passado, ganhou uma casa totalmente diferente em relação à decoração e à gastronomia: um restaurante que remete às origens medievais!

Proprietários do Restaurante
Foto: Sandra Coelho

Os sócios Igor Escobar e Henrique Ferrari – o Kiki Ferrari como é conhecido no meio gastronômico, garantem uma autêntica taverna medieval, e quando se fala autêntica é no sentido real da palavra.

A casa, com decoração da época, foi toda planejada com artefatos feitos sob encomenda, tudo para levar o cliente a uma viagem ao passado.

“Queremos proporcionar uma experiência medieval aos clientes. Desde um cardápio que contempla pratos do ocidente ao oriente, sempre tentando ser o mais fidedigno historicamente com o período, até nas decorações, com características de vários povos e culturas diversas da era medieval”, explica Igor.

A gastronomia também leva o cliente a uma viagem de cores, sabores e texturas do passado. Insumos, temperos, tudo foi pesquisado conforme os costumes da época.

Todo o cardápio passeia do oriente ao ocidente, abrangendo o máximo da história e gastronomia da época. É maravilhosamente delicioso e foi elaborado pelo Chef Kiki Ferrari e com valiosas contribuições do Igor Escobar. 

Destaco o prato Costela à Cinco Dedos (Beshbarmak), que é: a costela bovina desmanchando, com massa rústica, caldo de costela e cebola roxa. “Beshbarmak” significa “cinco dedos” em várias línguas túrquicas, que representa como as tribos nômades da Ásia Central comiam esse prato.

As bebidas também passeiam pela história…

Recomendo a Sangria Romana (Conditum Paradoxum), que leva o vinho rosé, mel, açafrão, louro e xarope de tâmara. Imperdível!

Um restaurante baseado em muito estudo, pesquisa e viagens, que merece o nosso olhar diferenciado.  Convido a todos para uma verdadeira viagem de imersão aos verdadeiros tempos medievais! Garanto que vão adorar!