Notícias

Antônio Claret Guerra dá Entrevista para “A União”

Em janeiro deste ano, o Brasil registrou entrada recorde de turistas estrangeiros. Foram mais de 868 mil pessoas visitando o país, o maior registro dos últimos cinco anos. Na Paraíba, a média de ocupação hoteleira superou 90% durante o período carnavalesco, um resultado que surpreendeu e alegrou as entidades turísticas do estado. A partir dos números positivos que o país tem observado, as entidades turísticas avaliam que já é possível projetar os próximos passos a serem trilhados pelo setor para que o crescimento continue.

Em nome de Minas Gerais, Entrevista de Antônio Claret Guerra

Em visita à seccional paraibana da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-PB), o vice-presidente e fundador da seccional de Minas Gerais da Abrajet, Antônio Claret Guerra, afirmou que o desenvolvimento do Turismo na Paraíba está diretamente ligado ao desenvolvimento do Turismo nacional. De acordo com Antônio, que também é jornalista, é possível vislumbrar um futuro promissor, desde que observadas algumas particularidades dos destinos localizados no Brasil.

“No momento já há um verdadeiro boom turístico tanto no Brasil quanto no exterior, onde os aviões estão lotados. E, depois que a humanidade passou por esse momento de tanta dificuldade, há um clamor enorme da população para conhecer o próprio país. É o momento de, realmente, descobrirmos nossos paraísos nacionais”, analisa.

Com a volta oficial das atividades no cenário pós-pandemia e com o retorno da maioria dos turistas que continuavam receosos quanto à circulação de pessoas no país, Antônio Claret interpreta que, hoje, as pessoas estão mais conscientes da importância das viagens para o desenvolvimento humano dos turistas. “Não há nada que ofereça mais imersões culturais às pessoas do que as viagens. As viagens, sobretudo aquelas realizadas no território nacional, são muito aconselháveis”, garante o jornalista.

Embora o cenário local e nacional tenha empolgado as entidades turísticas, Claret diz que ainda há muito o que melhorar para que o país supere os recordes já registrados. Isto porque, segundo o vice-presidente da Abrajet-MG, o turismo brasileiro tem patinado há muitos anos.

“Nem mesmo os eventos internacionais que tivemos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tiraram o Brasil do limbo em que ele está há décadas. Não temos passado de uma média geral de cinco, seis milhões de turistas. Mas também temos algumas explicações, como a localização geográfica. Na Europa, por exemplo, tudo é perto e há transportes que conectam as regiões”, diz. Claret acredita que um dos fatores que impede o Brasil de crescer em número de turistas – tanto internos como externos – é a dificuldade de locomoção que há no país.

Na opinião do jornalista, uma maneira de reverter esta dificuldade é o investimento em marketing digital e a elaboração de campanhas que incentivem o turismo. “Precisaríamos ter algo que nossos vizinhos aqui da América Latina têm: o investimento em divulgação, publicidade e jornalismo. É o que realmente falta neste país, para que haja um crescimento grande no número de visitantes. Somos um continente e não podemos ignorar isso. Merecemos números muito superiores do que os que temos registrado. E a Paraíba fará parte disso, assim como Minas Gerais também o fará”, projeta.

“No momento já há um verdadeiro boom turístico tanto no Brasil quanto no exterior, onde os aviões estão lotados” Antônio Claret Guerra

Embora o cenário local e nacional tenha empolgado as entidades turísticas, Claret diz que ainda há muito o que melhorar

Crédito da foto: Divulgação/Jornal “A UNIÃO”