Notícias

Brasil deve receber 26% mais viajantes estrangeiros em 2023

São Paulo e Rio de Janeiro devem receber ainda mais visitantes ao longo do ano

O Brasil está voltando ao roteiro de turistas internacionais após alguns anos com crescimento do turismo em retração. De acordo com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo), o crescimento deverá ser por volta de 2,1 milhões de turistas estrangeiros em comparação ao ano passado.

Segundo o levantamento da agência, a expectativa do governo é que o país receba cerca de 9,7 milhões de visitantes vindos de outros países entre os meses de abril a dezembro de 2023. Isso corresponde a um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2022.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, revelou que desde o final do 1º trimestre o governo tem se reunido com empresas de turismo estrangeiras, incluindo companhias aéreas, para criar e facilitar novas rotas para os destinos brasileiros. Com o apoio da inteligência artificial e da big data, é possível mapear os turistas que estão mais interessados no país e investir nesses potenciais visitantes.

Ainda este ano deverão ser anunciadas novas medidas em apoio às empresas que desejarem abrir novas rotas, ligando o Brasil a outros lugares do mundo, facilitando que turistas estrangeiros cheguem até o país.

De olho nos gastos estrangeiros no Brasil

No primeiro bimestre de 2023, 1,5 milhão de estrangeiros passaram pelo Brasil, segundo dados levantados pela Embratur. Isso já corresponde a um recorde, desde que os dados começaram a ser calculados, em 2019.

Os turistas que estiveram no Brasil entre janeiro e fevereiro deste ano gastaram o equivalente a US$ 1,1 bilhão, ajudando a movimentar a economia local de diversas regiões, além de fortalecer o setor de turismo, bastante impactado durante a pandemia.

Esses gastos também mostram um crescimento, já que o valor alcançou patamares maiores do que o período pré-pandemia, quando estrangeiros movimentaram o equivalente a 1,06 bilhão de dólares no Brasil antes do mundo entrar em lockdown.

Principais destinos de turistas estrangeiros no Brasil

A expectativa do governo é estimular que turistas internacionais visitem mais destinos no Brasil, indo além do que já é bastante conhecido no mundo todo. O Rio de Janeiro, como um dos cartões postais mais famosos, deve continuar recebendo incentivos, mas a ideia é mostrar aos turistas que é possível estender suas viagens a outras capitais e cidades do país.

Em São Paulo, por exemplo, em áreas mais turísticas e de fácil acesso a outras regiões, a expectativa é no aumento do interesse em apartamentos para alugar em Pinheiros, Jardins e Bela Vista, assim como em outras regiões próximas a pontos de interesse, especialmente de quem vem para trabalhar.

Crédito da foto: Pixabay