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Visto americano tem reajuste de preço em junho

Saiba quais são as categorias e qual é o valor do reajuste

A obtenção do visto americano sempre foi um processo burocrático e muitas vezes oneroso para os brasileiros. No entanto, depois do 30 de maio, a situação ficou ainda mais complicada, uma vez que o valor para a emissão do visto terá um aumento significativo. Essa notícia tem preocupado muitas pessoas que sonham em visitar os Estados Unidos, seja em viagens de trabalho ou lazer.

Qual foi a mudança?

Segundo o Departamento de Estado americano, o aumento da taxa para vistos temporários é um ajuste feito para acompanhar os custos de consulados e embaixadas dos EUA distribuídos em todo o mundo, e a última atualização nas taxas de emissão dos vistos aconteceu no ano de 2014.

A principal mudança afeta os vistos de negócios e turismo (as categorias B1 e B2) e também para os vistos para estudantes e intercambistas (categorias F, J e M). Na média, cada visto teve acréscimo de aproximadamente R$ 125, considerando a taxa cambial de US$ 5 para cada real trocado.

Os vistos temporários para trabalho (categorias H, L, O, P, Q e R) tiveram suas taxas reajustadas, sofrendo um aumento de R$ 75, em média. 

Por fim, o visto para comerciantes e investidores (categoria E) é o que teve o maior reajuste, com R$ 550 de aumento no valor da taxa de emissão.

Busca por produtos importados

Embora o aumento da taxa de emissão do visto impacte no planejamento do orçamento de uma viagem, as pesquisas indicam que dos 10 destinos mais procurados por brasileiros no exterior 5 estão nos EUA (sendo Orlando o mais procurado, seguido por Nova York, Miami, Las Vegas e Los Angeles). 

Um dos principais motivos que levam turistas a visitar os Estados Unidos vai além da famosa visita aos parques da Disney em Orlando, do turismo ecológico pelas inúmeras reservas florestais, ou mesmo da visita a cidades e marcos históricos, muitas vezes representados em filmes e séries.

O principal atrativo é, na verdade, a possibilidade de compra de produtos importados (muitas vezes, indisponíveis no mercado brasileiro ou sendo vendidos a preços exorbitantes),  como camisetas, malas, óculos, smartphones, calçados e notebooks em milhares de outlets especializados em segmentos diferentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela PuntoMio, em 2022, os itens mais comprados por brasileiros nos EUA são roupas (21,71%), eletrônicos (12,78%) e perfumes e cosméticos (12,44%).

Outros produtos muito procurados pelos turistas brasileiros são os brinquedos (principalmente pelos turistas que viajam para os parques); além disso, há também a cultura de comprar produtos de enxoval para bebês nos EUA, já que os preços são muito abaixo do mercado brasileiro e também da compra de calçados, principalmente pela possibilidade de comprar modelos, como, por exemplo, um tênis adidas feminino, que ainda não foram lançados no Brasil.

Crédito da foto: Pixabay