Notícias

Como organizar sua mala de maneira sustentável?

Algumas dicas pontuais e inteligentes para sua mala pode te fazer minimizar seu impacto ambiental

(crédito: divulgação istock)


O impacto ambiental é algo que tem chamado atenção da sociedade. Nisso, se inclui a preocupação com o impacto pessoal, o que cada um de nós faz que gera resultados, sejam eles positivos ou negativos, no meio ambiente.

Por exemplo, uma das métricas para avaliar o impacto ambiental pessoal é a pegada de carbono pessoal, que é a quantidade de carbono produzida ou influenciada por um único indivíduo, como quando ele se desloca, consome, se alimenta, etc.

Inclusive, viajar é uma ação que também tem impacto ambiental, isso porque um voo de avião emite dióxido de carbono, prejudicial para o meio ambiente. Contudo, é possível minimizar o impacto negativo. Há algumas ações que qualquer viajante pode tomar para colaborar com a natureza. Aqui, uma das atitudes possíveis é montar uma mala de viagem sustentável! Venha saber mais.

Mala de viagem sustentável

Um estudo feito pela Booking.com, plataforma de hospedagem, mostrou que 96% dos brasileiros que viajam acham importante viajar de maneira mais sustentável. Para isso, organizar a mala de maneira sustentável já é um ponto positivo.

Mala menor

A quantidade de itens que são levados na mala influencia diretamente em quão sustentável é essa bagagem. Uma mala mais leve tem as vantagens de ocupar menos espaço, diminuindo a carga e possibilitando que o espaço no avião seja otimizado, e fazer com que os aviões queimem menos combustível devido ao menor peso, diminuindo a emissão de dióxido de carbono.

Contudo, para conseguir fazer uma mala menor, é preciso planejamento. Fazer as malas às pressas faz com que não pensemos direito na necessidade dos itens e levando coisas a mais. Ainda, se você se esquecer de algo devido à pressa, vai precisar comprar esse produto no destino de viagem, tendo que consumir mais, aumentando o impacto.

Então, é importante pensar em item por item com antecedência. Faça uma lista do que é realmente é imprescindível levar: documentos, itens de higiene pessoal, roupas necessárias e objetos importantes. O que não é extremamente necessário, não leve.

Produtos sustentáveis

Pense em levar com você produtos que tenham menor impacto ambiental. Sobretudo por não saber como funciona o sistema de descarte e a gestão de resíduos do destino de viagem, opte por itens com embalagens recicláveis e também menores, para produzir menor volume de lixo.

Ainda, os produtos de higiene pessoal podem ser levados em embalagens de refis e na quantidade ideal do uso durante a estadia. 

Alguns produtos químicos, como protetores solares, cremes hidratantes e repelentes de insetos, não são recomendados para quem planeja entrar em mar, rio e outros ambientes naturais, pois eles liberam resíduos e substâncias maléficas para o ecossistema. Por exemplo, corais e peixes podem ser prejudicados por resíduos do protetor solar de banhistas no mar.

Roupas com diferentes montagens

Levar menos roupas é uma das principais maneiras para diminuir o tamanho da mala. Contudo, quando viajamos, queremos estar bem vestidos e estilosos. Para conseguir essa façanha sem precisar levar muita coisa, há técnicas de estilo que podem ajudar. 

Opte por peças bem versáteis, que combinam com todas as outras e com todas as ocasiões, para, dessa forma, uma mesma peça ser combinada dentro de diferentes visuais.Assim como deve-se planejar cada um dos documentos, abertura de conta internacional e emissão de passaporte, no caso de viagens internacionais, vale colocar na ponta do lápis as combinações de roupas para otimizar o uso.