Começam a surgir os primeiros resultados de ações levadas a efeito pelo Governo do Pará e Prefeitura Municipal de Belém quanto à aceleração de obras pontuais e essenciais para a reordenação da infraestrutura da capital paraense, que se prepara para sediar um mega evento internacional (COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) previsto para o período entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Obras de macrodrenagem em mais de 15 mil canais da Região Metropolitana de Belém e a colocação de asfalto em cerca de 600 ruas da capital, além do BRT Metropolitano de Belém, em obras desde 2019, que deve ficar pronto até o final de 2024.
Segundo observadores turísticos, pontos como o Hangar Centro de Convenções da Amazônia (que deve receber a maior parte das reuniões que serão realizadas durante a COP-30) dispõem de espaço com 24.000m2 de área construída e conta com pavilhões, salas multiuso, auditório e um deck. Em 2023, o Hangar recebeu (como eventos testes) várias feiras e encontros que confirmam as condições satisfatórias para receber cerca de 100 delegações. O prédio sofisticado de estrutura metálica do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia guarda características fundamentais da antiga estrutura. Originado do Parque da Aeronáutica de Belém, o complexo possui grandes vãos livres e o altíssimo pé direito, que lhe garantem flexibilidade e multifuncionalidade, características que fazem do complexo um dos mais completos e versáteis centros de convenções do país.
ESTRUTURA – Dois pavilhões interligados, com aproveitamento máximo da luz natural; área construída de 24.000m², harmonicamente integrada ao ambiente amazônico da área de 64.000m² onde está inserido; climatização integral dos espaços e gerador de energia para emergências; acesso para pessoas com necessidades especiais; equipado adequadamente para realização de eventos diversificados e simultâneos; estacionamento com capacidade para 800 carros.
HANGAR 1 – Pavilhão de Feiras – Área para feiras, exposições, congressos, espetáculos e shows; 8.500m² totalmente climatizados com pé-direito de 06m a 20m; acomoda, se necessário, até 12.000 pessoas sentadas; possui capacidade para receber, simultaneamente, dois eventos independentes; concentra quatro salas de apoio; equipado com rede hidráulica, esgotamento, ar comprimido, telefonia, internet e elétrica; oferece banheiros masculinos, femininos e para deficientes; dispõe de ambulatório para primeiros socorros.
HANGAR 2 – Salão B e praça de alimentação – Espaço que comporta um salão de aproximadamente 1.200 metros quadrados com vista para o jardim, ideal para eventos empresariais e sociais; pode funcionar, inclusive, como restaurante. Tem capacidade para 800 pessoas, podendo ser modulado para 200 ou 400 lugares; dispõe de cozinha industrial, que pode servir duas mil refeições por hora com eficiência. O pavilhão 2 conta, ainda, com uma Praça de alimentação de 600m² e capacidade para 330 lugares, banheiros masculinos e femininos, e para deficientes.