Notícias da Amazônia

COP 30 em Belém

À medida que avança o tempo para a chegada da realização do evento que transformou Belém no centro da atenção mundial (COP 30), previsto para novembro de 2025, muitos setores da capital paraense registram mudanças que visam proporcionar ao expressivo número de visitantes procedente de vários continentes uma estrutura compatível com o nível da reunião. Pontos turísticos belenenses, cartões postais que motivam a vinda de turistas ávidos por conhecer lugares peculiares, passam por reformas estruturais garantidas por obras que complementarão reformas integrais.

Vista de Belém – CRÉDITO DA FOTO: AGÊNCIA PARÁ

O Complexo do Ver-o-Peso, o mais emblemático cartão-postal da cidade, será um destes alvos. A prefeitura de Belém assinou a Ordem de Serviço (OS) de R$ 5 milhões para iniciar a revitalização da Via dos Mercadores, que envolve a Rua Santo Antônio e Avenida João Alfredo. Em plena via pública, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o secretário de Urbanismo da cidade, Lélio Costa, assinaram o documento, garantindo as obras que vão complementar a reforma integral do procurado destino turístico paraense. A revitalização completa do Ver-o-Peso integra uma das obras preparatórias de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30).

Os investimentos marcam também a retomada de um projeto realizado entre os anos de 1997 e 2004, que revitalizou ruas no centro comercial, resgatando o charme da Belle Époque. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Secon), a obra gerará mais de 50 postos de trabalho, para realizar os serviços de sistema de drenagem, pavimentação, recuperação dos paralelepípedos, calçadas em pedras de Lioz, além de reorganização dos ambulantes e padronização das barracas. “Com isso, serão beneficiados mais de 200 vendedores, centenas de lojistas e milhares de visitantes diários, em um projeto que visa revitalizar e valorizar o centro comercial de Belém para vendas e para o turismo”, afirmou Lélio Costa.

DIÁLOGOS – A Prefeitura de Belém tem buscado diálogo com os lojistas e mais de 200 ambulantes. Mourwan Said, presidente da Comissão dos Lojistas do Centro Comercial de Belém, diz que, desta vez, acredita na implementação do projeto. “Estou vendo que de fato será realizada a obra, porque essa é uma questão que a gente vem reivindicando, batalhando há anos, passando por várias gestões da Prefeitura de Belém.