
Fotos: Heusi Action/Grupo STC
Dois setores que apresentam crescimento expressivo nos últimos anos estão em convergência. As mulheres estão viajando mais sozinhas e, também, participam cada vez mais das corridas de rua. Uma união que forma uma nova tendência, já percebida no segmento de viagens esportivas. Trata-se de um novo perfil de público, o da viajante que une o desejo de autonomia à paixão pelo esporte. E vai sozinha para conquistar sua medalha de participação onde quiser.
De acordo com o Ministério do Turismo, quatro em cada 10 brasileiras já viajaram sozinhas. E a maior motivação, para 72,6% delas, é a busca por lazer. Além disso, 65,1% desejam também independência. Globalmente, o relatório da Virtuoso, de 2024, corrobora essa tendência ao apontar que as mulheres já representam 71% dos viajantes solo no mundo. Paralelamente, as corridas têm registrado maioria feminina. De acordo com o relatório “Perfil do Atleta Brasileiro”, da Ticket Sports, em 2025 a participação de mulheres ultrapassou a dos homens em eventos esportivos. Elas representam 52,4% do público total.
A união desses dois comportamentos reflete diretamente na procura por viagens para correr. A Sub4 Turismo Esportivo, agência especializada em levar atletas para corridas em diversos destinos do planeta, tem percebido o fenômeno. Para a 21K Roma, que acontece em outubro, 75% dos clientes da Sub4 são mulheres. O percentual é ainda maior para a corrida Paris Versailles, em setembro: 80%. Um movimento recorrente que comprova não ser apenas uma fase, mas uma mudança de mentalidade e do mercado.
“Inclusive porque o suporte logístico que oferecemos, junto com a criação de um grupo que tem a corrida e a prova como uma forte afinidade coletiva, permite que a corredora desfrute da viagem como uma espécie de rede de proteção. A viagem ganha apoio e segurança, por isso as mulheres têm escolhido estruturas que ofereçam esse cuidado. Além disso, formam conexões que continuam mesmo depois da linha de chegada ou de quando a viagem termina”, argumenta Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4 Turismo Esportivo.
De acordo com a pesquisa do Ministério do Turismo, 62% das brasileiras citam a insegurança como entrave para fazer as malas e descobrir novos lugares por conta própria. No entanto, a viagem com suporte de agência especializada para participar de uma prova, seja no Brasil ou no exterior, por exemplo, rompe com esta que é uma das principais barreiras para que elas desbravem destinos sozinhas. No caso das corredoras, elas ainda encontram o equilíbrio entre o desafio pessoal da prova e o conforto de uma comunidade que compartilha o mesmo objetivo.
Sobre a Sub4 Turismo Esportivo
Com quase 15 anos de experiência, a Sub4 Turismo Esportivo nasceu especializada em levar corredores e turistas aos maiores eventos da modalidade no Brasil e no mundo. Até hoje, mais de 10 mil atletas cruzaram a linha de chegada em algum lugar do planeta com o suporte da agência. Em junho de 2025 a agência adotou nova identidade visual, mais conectada à referência no atendimento especializado e humanizado a atletas de todo o país.





