Notícias

Dicas de destinos sustentáveis para sua próxima viagem

Turismo sustentável fortalece a preservação da cultura local e do meio ambiente, além de promover geração de renda

crédito: divulgação istock

Com a crescente conscientização sobre preservação ambiental, o comportamento das pessoas tem se transformado, e pequenas e importantes atitudes podem ser observadas: o ato de armazenar o lixo reciclável no local devido, levar sua própria sacola ao supermercado, evitar o desperdício da água, entre outras.

Desta forma, diferentes áreas de atividades econômicas adotaram formas produtivas sem degradar o meio ambiente e até mesmo de ampliar seus negócios, como, por exemplo, o turismo sustentável, que se expande e ganha mais adeptos por todo o mundo.

Objetivos do turismo sustentável

O principal objetivo deste setor é dar atenção às necessidades do turista e ao mesmo tempo das comunidades receptoras, a fim de manter as boas práticas da preservação ambiental, valorizar a cultura regional, inclusão social, qualidade na prestação de serviços  e estabelecer o contato do visitante com a natureza.

Princípios do turismo sustentável

A Organização Mundial do Turismo (OMT) propõe 7 princípios fundamentais para compreender sua importância: 

  • respeitar a legislação turística e ambiental vigente, tanto nacional quanto internacional;
  • garantir os direitos das populações locais;
  • conservar o meio ambiente natural e sua diversidade;
  • considerar o patrimônio cultural e os valores locais;
  • estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos;
  • garantir a qualidade de produtos, processos e atitudes;
  • estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis.

5 destinos sustentáveis

  1. EcoCamp – Chile

O acesso ao local deve ser feito pelo aeroporto de Punta Arenas, e o acampamento localiza-se no Parque Nacional Del Paine. É formado por grandes domos, remete aos antigos abrigos do povo Kaweskar, tribo nômade da região. Possui o primeiro hotel geodésico sustentável do mundo. A energia local é gerada com recursos naturais renováveis, compensando assim as emissões de carbono.

  1. Merzouga – Marrocos

Pequena vila no sudeste do Marrocos, próxima do deserto de Erg Chebbi. Local caracterizado pela presença das dunas de areia e grande variedade de vida selvagem. A cultura e história local é marcada pelas antigas aldeias berberes. O turista pode admirar o nascer do sol no deserto e certificar-se do compromisso ambiental local na aplicação de desenvolvimento sustentável, com o uso de 100% de energia renovável até 2050.

  1. Whitepod Resort – Suíça

Localizado nos Alpes suíços, tem 53 mil hectares e é formado por tendas cujo impacto ambiental é baixo; mantém programa de conservação da natureza, apoiado por projetos de pesquisa e manejo de espécies, tanto que o acesso no inverno é por snowshoes, e no verão, por caminhada na trilha, portanto sem automóveis, promovendo tranquilidade e bem-estar.

  1. Gaspar – Santa Catarina – Brasil

A cidade oferece opções de ecoturismo e turismo religioso. Vale destacar o roteiro Vila d’Itália, com muito verde, trilhas, cachoeiras e esportes radicais, além de contar com uma grande concentração de parques aquáticos preservados.

  1. São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte – Brasil

Antiga vila de pescadores, mantém boa infraestrutura para o turista, as praias são preservadas, com água cristalina e um belo pôr do sol, além de piscinas naturais. O local  foi condecorado em 2020 com o Green Destinations Stories Awards, em razão das boas práticas turísticas, com responsabilidade social e ambiental.

Aproveite os preços promocionais da Black Friday e escolha o melhor destino sustentável  para sua viagem de férias, descobrindo as tradições e a cultura local, como os recursos naturais, e valorizando a população local.