Em ação conjunta, os governos federal e estadual anunciaram investimentos na ordem de R$ 172 mi para atividades econômicas voltadas ao incremento do Turismo no Pará, oriundos do Novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Segundo observadores este volume de recursos garantirá a execução de obras e serviços que estruturam a capital paraense para sediar a 30ª. Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) prevista para novembro de 2025.

O governador paraense Helder Barbalho destacou que a parceria tem como objetivo o financiamento, por meio do Fungetur, com mais de 100 milhões para novos hotéis, bares, restaurantes, ou seja: serviços atrelados à oportunidade do turismo. “A COP está chegando e todo mundo querendo conhecer a Amazônia e vindo visitar a capital, Belém do Pará. Portanto, vamos investir no turismo, nos qualificarmos e, cada vez mais, aproveitarmos esta oportunidade. Com investimentos privados, as obras em curso estão transformando a realidade da nossa capital e, com isso, vamos gerar mais empregos e garantir a vocação turística (que desenvolve o mundo) em larga escala na capital amazônida”, enfatizou o governador.
Corroborando as declarações do chefe do executivo paraense, o Ministério do Turismo celebrou marca de 3,9 milhões de visitantes à capital paraense que passaram pelos terminais do aeroporto internacional de Belém registrando um aumento de oito por cento em relação ao ano passado o que representa um recorde. O ministro do Turismo, Celso Sabino, homenageou os viajantes que proporcionaram o alcance da marca, vindos de Brasília, a bordo do voo 3704, da empresa LATAM Brasil. Na oportunidade, Celso Sabino afirmou que “esse é um momento importante para o turismo em Belém, que reforça a capacidade da cidade para receber grandes eventos como os que teremos em 2025: a COP 30 e o encontro do BRICS”.
O ministro do Turismo, paraense, complementou suas declarações destacando que “hoje confirmamos, aqui, os grandes resultados que são frutos do esforço do governo federal em diversas áreas, como o turismo, portos e aeroportos.