Notícias

Férias em Cabo Verde, 3h30 do Nordeste, 01h00 da África, meio caminho até a Europa

ENTREVISTA COM J.P. CHANTRE D´OLIVEIRA – EMBAIXADOR DE CABO VERDE NO BRASIL

Cabo Verde é um destino turístico de excelência?

Falando do meu próprio país, serei um eterno “suspeito”.  Daí, e para maior isenção das informações pretendidas sobre as maravilhas da Natureza, convidar os brasileiros potenciais turistas, a pesquisar através do Google, o Cabo Verde turístico com ênfase nos resorts das ilhas do Sal e da Boa Vista, e a natureza espetacular das demais ilhas, cada uma a surpreender com sua peculiaridade.

Desde montanhas a riscar o Céu, os queijos de cabra de excelência, vinho exótico produzido nas lavas de um vulcão ativo, frutos do mar próprios de ilhas vulcânicas, tradições herdadas da África (costa ocidental e magreb), da Europa (Portugal e outros latinos), da Ásia (Japão), etc., etc.  Tudo isso numa mestiçagem equilibrada que traduz em música os sentimentos desse povo que, após minha chegada no Brasil/elefante, convencionei chamar de “formiga com alma de elefante”. Já ouve algum autor que escreveu – Cabo Verde é uma música!

É também pertinente, informar aos potenciais investidores brasileiros sobre algumas das principais oportunidades de negócios: Hotéis, Resorts e Similares, Transporte aéreo low cost, Transporte marítimo, Turismo nas suas variadas modalidades, Energias renováveis, Combustíveis verdes e indústrias de finalização visando os mercados próximos. A ilha do Sal, neste ano 2022 de retoma pós-pandemia, encontra-se no top 10 de procura do mercado emissor britânico, o que é demonstrativo da qualidade do destino.

Qual o significado de Cabo Verde integrada ao bloco econômico da África Ocidental?

Para um investidor externo nas áreas, industrial ou comercial, nomeadamente um brasileiro, o mercado caboverdiano não é atrativo pela sua reduzida dimensão. No entanto, por ser membro, de plenos direitos, da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, esse exíguo mercado passa a ser o de um bloco de 15 países com quase 400 milhões de habitantes, numa área de livre-comércio e de união aduaneira. Existe ainda, um Protocolo de reexportação dentro da CEDEAO sobre as mercadorias importadas dos países terceiros.

O que significa estabilidade política, alto nível intelectual e um Passaporte dos mais poderosos ?

Cabo Verde, promovido a país de Desenvolvimento Médio, desde 2004, pela Assembleia das Nações Unidas, tem uma Democracia robusta que segundo a Freedom House (2022) é a nº 30 no mundo, à frente de muitos países da União Europeia. Em Liberdade Global temos 92 pontos dos 100 possíveis – em direitos políticos 38 dos 40, e em liberdades civis 54 dos 60 possíveis, e é isso que garante ao povo e aos visitantes a Paz Social que, não duvidamos, seja a característica mais influente de um destino turístico, bem antes das condições naturais enumeradas anteriormente. 

Um povo que não identifica “raças” no seio da raça humana e que rejeita discriminações outras que obstaculizam qualquer desenvolvimento humano. Exatamente por sermos humanos, estamos longe da perfeição e o desenvolvimento, que legitimamente ambicionamos para as próximas décadas, há de continuar exigindo de cada cidadão, nas ilhas ou na diáspora, que dê o seu melhor. Essa vivência de que falo, facilitou a Democracia, a Paz social, o respeito pelos resultados das eleições, a sã coabitação entre os poderes oriundos de formações políticas com matrizes ideológicas distintas. Resumindo, terá sido este o segredo para as tais conquistas!

Quais as vantagens para o comércio transatlântico?

Teremos de recorrer à História para notar como a posição “geográfica estratégica privilegiada” tem sido tão importante para a ligação dos mundos Norte/Sul, Ocidente/Oriente e, no futuro próximo, o designado Sul/Sul. Essa localização estratégica no Atlântico Médio vem facultando vantagens ao mundo desde o Séc. XV, altura em que os navegadores europeus iniciaram a descida do Oceano Atlântico em cumprimento de novas políticas dos seus governos.

Posteriormente, vieram as ligações marítimas que utilizaram e utilizam o Porto Grande da ilha de São Vicente, e as aéreas que para além do aeroporto internacional da ilha do Sal para reabastecimentos, as aeronaves de grande autonomia utilizam os serviços da FIR oceânica da mesma ilha. A localização estratégica da FIR do Sal coloca-a na encruzilhada dos maiores fluxos de tráfego aéreo entre Europa e a América do Sul e entre a África Ocidental e a América do Norte e Central e as Caraíbas.

Para que Cabral aqui chegasse, foi primordial que sua frota encontrasse a plataforma Cabo Verde, onde recuperou forças e renovou os stocks de água potável e de alimentos. Desde essa longínqua data até à atualidade em que os cabos 5G são amarrados a partir da Praia do Futuro (Nordeste Br), Cabo Verde e depois Europa, que o arquipélago oferece vantagens ao mundo.

Foto Divulgação: Embaixada