Notícias

JORNAL MG TURISMO participa do Dia do Vietnã

Diretor se encontra com Embaixador de Cabo Verde

O diretor-geral do JORNAL MG TURISMO, esteve em Brasília esta semana para cumprir agenda diplomática de Reuniões de Trabalho com Embaixadores de países com os quais o Brasil mantém relação diplomática, caso da República Socialista do Vietnã, Cabo Verde (antiga colônia de Portugal) e Nicarágua.

Estava em sua companhia o Cônsul Honorário do Vietnã em Minas Gerais e Espírito Santo, seu amigo e colaborador, João Aleandre Reis, atualmente uma das maiores lideranças da diplomacia em Minas Gerais.

Um dos assuntos em pauta, foi a criação em Minas Gerais de Consulados Honorários para representar países estrangeiros.

O jornalista mineiro esteve, ainda, na EBC-Empresa Brasil de Comunicação, onde é servidor efetivo desde 1982, com passagem pelas extintas EBN e Radiobras, desde 2021 reintegrado por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), após processo que durou 35 anos, atualmente em teletrabalho em Belo Horizonte.

Vietnã

O primeiro compromisso foi na Embaixada do Vietnã, onde participou, ao lado de sua mulher Suely Calais Guerra, como Convidados Especiais da celebração da Data Nacional do Vietnã (2 de setembro de 1945 – 2 setembro de 2022 – 77 anos), convite feito pela Exma. Sra. Embaixadora Pham Thi Kim Hoa, agraciada este ano com o XXIV Troféu Mulher Influente-JORNAL MG TURISMO.

O Governo do Brasil foi representando por alta autoridade do Ministério das Relações Exteriores, sua Excelência Embaixador Eduardo Paes Saboia, Secretário da Ásia, Pacífico e Rússia.

Em seu discurso, a embaixadora lembrou a data em que o presidente Ho Chi Minh, o grande líder da nação vietnamita, leu a Declaração de Independência, dando origem à República Democrática do Vietnã, que agora é República Socialista do Vietnã.

Ela reafirmou, ainda, que para o Vietnã, o Brasil é sempre um parceiro importante na América do Sul, já que os dois lados têm cooperação nos campos da política, economia, assuntos militares e culturais. “Ao longo dos anos, os dois países, têm apoiado um ao outro, servindo o desenvolvimento socioeconômico em cada país e, ao mesmo tempo, coordenando estreitamento nas organizações internacionais e fóruns miltilaterais”.

Cabo Verde

No dia anterior, os representantes de Minas Gerais foram recebidos por Sua Excelência Embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chanter D’Oliveira, que foi muito cortês e solícito com os visitantes, prometendo seu irrestrito apoio para a criação de um Consulado do progressista país africano em Belo Horizonte. Na ocasião, foi apresentado documento assinado pelo Embaixador Paulo Miranda, diretor do Escritório do Itamaraty, indicando nome para Cônsul em Minas Gerais, para exame das autoridades de Cabo Verde, país localizado no Centro da África Ocidental.

Na ocasião, foi lembrado ser Cabo Verde destino turístico de alto poder aquisitivo, com inúmeros resorts “all inclusive”, situado a apenas 3 horas de voo do Nordeste do Brasil, 3h30 de Lisboa e apenas 01h da África. Cabo Verde possui praias paradisíacas, integra a Comunidade Econômica da África Ocidental, possui vantagens competitivas inigualáveis e apresenta condições ideais para o empresariado brasileiro iniciar investimentos no continente africano.

Divulgação: Embaixada do Vietnâ