Notícias

Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos em Minas Gerais

MPEs foram responsáveis por 79% de todos os postos de trabalho gerados em agosto no estado

(Créditos: iStock)

As micro e pequenas empresas vêm tendo um desempenho acima da média no estado de Minas Gerais em relação a geração de novos postos de trabalho. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), que tem como referência os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os números apontam que foram geradas um total de 11.996 vagas de trabalho por micro e pequenas empresas no estado de Minas Gerais somente no mês de agosto. Já empresas de médio e grande porte foram responsáveis por apenas 3.182 vagas de trabalho. Segundo a pesquisa, o estado está em terceiro lugar como estado com maior saldo de empregabilidade nas MPEs.

Dentre os municípios analisados, Belo Horizonte foi o que teve o melhor saldo, com 3.310 vagas de emprego criadas. Já o menor número do estado ficou com Ipatinga (Vale do Aço), que criou 827 postos de trabalho. Os dados do Caged ainda revelam que 80% dos primeiros empregos são dados por micro e pequenas empresas, ressaltando a importância do setor na economia brasileira e mineira.

Dentre os setores que mais criaram vagas de trabalho, estão a área de serviços, com saldo de 8.128 vagas, seguida pelo comércio, que gerou 3.877 contratações, e pela indústria da transformação, com 2.849 vagas geradas. 

Políticas públicas em prol das MPEs

Um dos principais motivos que explicam o ótimo desempenho das micro e pequenas empresas no estado de Minas Gerais são as políticas públicas e programas que ajudam e beneficiam as empresas, auxiliando na melhora dos ambientes de negócios, além de projetos que têm como objetivo tornar o estado mais livre para empreender, aumentando a competitividade no mercado.

No setor de tecnologia e inovação, o estado mineiro também se destaca com programas que têm como principal objetivo fomentar a inovação e a competitividade de empresas mineiras, por meio de investimentos públicos nos projetos que beneficiem o setor produtivo, além de aproximar MPEs de fornecedores mineiros, aumentando a participação dos pequenos negócios nas compras públicas.

Para pessoas que buscam oportunidades de trabalho nas micro e pequenas empresas mineiras, é possível se especializar em instituições de ensino locais, como a Facuminas, visando conseguir uma vaga de emprego ou mesmo começar um negócio, aproveitando os incentivos que o estado tem oferecido para os empreendedores locais.