Ozório Couto, renomado historiador, acadêmico, escritor e atual Vice-Presidente da ABRAJET-MG, passou a integrar oficialmente o quadro de Sócios Honorários do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). A tradicional solenidade de posse ocorreu na sede da prestigiada instituição cultural, localizada em João Pessoa, capital da Paraíba.
O convite especial foi formulado diretamente pelo presidente da instituição nordestina, o professor doutor Jean Patrício da Silva. O dirigente também foi o responsável por proferir a saudação oficial de boas-vindas ao novo confrade mineiro durante a sessão solene.
Quem é o historiador mineiro Ozório Couto?
O intelectual Ozório Couto possui uma sólida formação humanística e reconhecida erudição no cenário nacional. Ao longo de sua carreira, ele construiu uma posição respeitável e de grande prestígio entre estudiosos, intelectuais e pesquisadores dedicados à preservação da memória histórica e cultural.
A distinção concedida pelo IHGP representa um legítimo reconhecimento à sua trajetória intelectual e à valiosa contribuição prestada às letras e à historiografia de Minas Gerais. A nomeação enaltece diretamente a produção cultural vinda de sua terra natal, o município de Luz, e de todo o estado mineiro.

Presidentes da ABRAJET-AL, José Vieira Neto, e ABRAJET-MG, Antônio Claret Guerra, com Ozório Couto (ao centro) / Crédito: Divulgação/IHGP]
Qual a importância do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano?
Fundado em 7 de setembro de 1905, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) consolidou-se, ao longo de mais de um século de história, como um dos mais importantes depositários da memória histórica e geográfica do Nordeste e do Brasil.
Sua sede própria abriga um relevante patrimônio documental, cartográfico e bibliográfico de elevado valor nacional. O acervo reúne livros raros, jornais antigos, manuscritos históricos e obras de referência abertas para pesquisas de relevância humanística do país.

Presidente do IHGP, Jean Patrício e Giuliana, Juíza do TJ-PB, Rita de Cássia e Antônio Claret Guerra / Crédito: Divulgação/IHGP]
Foto Destaque: Ozório Couto, historiador e Vice-Presidente da ABRAJET-MG, recebe honraria na Paraíba / Crédito: Arquivo Pessoal




