Notícias

Sustentabilidade: como ensinar o conceito para crianças através de 6 dicas

Introduzir algumas atividades no dia a dia de crianças tem impactos positivos na sua formação e pode ajudar na preservação da natureza

(crédito: divulgação istock)

Sustentabilidade é um tema que não sai de moda e, inclusive, torna-se cada vez mais relevante. Todos os dias vemos notícias que nos alertam para o cuidado com o meio ambiente, que não deve ser negligenciado. Uma das partes fundamentais da tarefa de preservação da natureza são mudanças urgentes nos hábitos cotidianos, principalmente de consumo. Esse valor pode integrar a educação de crianças, que crescerão mais responsáveis, empáticas e saudáveis ao serem conscientizadas logo cedo sobre o assunto. Confira dicas de como ensinar a sustentabilidade para as crianças e ajudar em sua formação como cidadãos.

A sustentabilidade é um tema muito importante que está em alta há muitos anos. Ela pode ser definida como o incentivo a ações econômicas, sociais, culturais e ambientais alternativas, que diminuam o impacto no meio ambiente e promovam a preservação de recursos. Repassando aos poucos esse conhecimento aos pequenos, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com a pauta ambiental, já que essa geração enfrentará efeitos mais severos do desgaste da natureza no futuro.

Podemos introduzir esse assunto no cotidiano das crianças através de 6 dicas:

Evitar acúmulo de brinquedos

Essa tarefa pode contribuir muito para o crescimento das crianças, ajudando elas a entenderem conceitos importantes, como evitar o consumismo. Ter uma ampla variedade de brinquedos pode parecer muito divertido, mas precisamos fazê-las entender que o mais importante é se divertir brincando com aquilo que gosta. Para isso, elas não precisam de brinquedos em excesso, já que a maioria vai ser deixada de lado. Isso ajuda a evitar gastos e também promove a sustentabilidade.

Doar o que não usa mais

Diariamente, nós descartamos coisas conservadas que não usamos mais, mas que podem servir a alguém que precisa. Sejam roupas que ficaram pequenas ou brinquedos que foram substituídos por presentes novos, podem ser doados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse é um valor interessante de ensinar às crianças, pois criamos utilidade para algo que seria descartado, exercitamos a solidariedade ao próximo e podemos deixar alguém feliz no meio desse processo.

Cuidar da alimentação

Os responsáveis devem cuidar da alimentação dos pequenos, evitando o consumo de produtos industrializados. Além desses itens terem ingredientes que, em excesso, podem prejudicar a saúde, eles geram muito lixo com suas embalagens, cujo descarte costuma ser feito de maneira equivocada e prejudicial ao meio ambiente.

Reciclagem

A separação do lixo é uma atividade muito fácil de ser feita e divertida de ser ensinada às crianças. Ensine para eles que a separação ajuda a preservar a natureza e quais são as cores de cada tipo de material. Vermelho para os plásticos; azul para papéis e papelão; verde para vidros; amarelo para metais. Separe o lixo em casa e peça a ajuda das crianças para levar a um posto de coleta próximo de casa que possui as lixeiras separadas.

Aumentar o contato com a natureza

Hoje em dia, com a ampla utilização das TVs, celulares e computadores, é cada vez mais comum ver os pequenos grudados em uma tela. É importante incentivar atividades ao ar livre e em contato com a natureza, como em parques e em áreas verdes, mostrando como é importante preservar as plantas, o quanto isso afeta os animais e que precisamos cuidar deles.

Economizar consumo de eletricidade

Pode ser interessante ensinar quais são os tipos de energia e como economizar no seu consumo. Parte fundamental desse processo é mostrar que as luzes devem ser apagadas quando saímos de um cômodo ou que a televisão precisa ser desligada quando não estamos mais assistindo. Ensinando essas pequenas tarefas no dia a dia, ajudamos na preservação do meio ambiente e também a diminuir as contas de casa.