Notícias

Veja o que são preferências importantes

Por: ÂNGELA MONTEIRO

Se foi um filósofo grego, se foi um filósofo da atualidade ou um dos pensadores contemporâneos, eu não sei. Independentemente da autoria original, para mim, algumas frases foram criadas por minha mãe, como estas:

“Não se preocupe minha filha, isto é como um carregamento de abóboras. No início, parece que elas não vão caber na carroceria e que vão cair na estrada. Mas, à medida que o caminhão entra em movimento, elas vão se acomodando, se ajeitando.”

Traduzindo em miúdos, esta fala quer dizer: “Tenha calma, o tempo se encarrega de resolver tudo”.

“Desde que o mundo é mundo…”. Isto se aplica a muita coisa. O tempo passa e, independente da época, a natureza humana se mostra a mesma diante de situações semelhantes. As reações são quase sempre previsíveis.

“Tempo é questão de preferência”. Esta então é a cara da minha mãe! Para nossa alegria, ela está viva, com 92 anos e nunca admitiu deixar de atender a um convite para comemorações de aniversários, homenagens a amigos e parentes, missas e velórios. Sempre fez questão de visitar pessoas doentes e, às vezes, fazia isto com sacrifício.

Não deixava de responder e ir até quem precisasse dela, no intuito de cuidar, ajudar e cultivar os amigos.

A irmã mais velha da minha mãe, tia Maria Inês, morava em Ouro Preto. Ela se mudou para lá quando se casou. Lá viveu junto ao marido, teve seus filhos e, depois de uma vida difícil, morreu há alguns anos.

Ela vivia cercada pelos estudantes da Escola de Minas, das Repúblicas, da UFOP, pelos jovens que iam à casa dela para conversar e ouvir suas sábias palavras. Era muito bom estar com ela! Uma alma boa, nobre e que espalhava generosidade.

Minha mãe ia pelo menos uma vez por mês a Ouro Preto, para passar o dia com a irmã Maria Inês. Chamava a todos da família para irem também. E quando alguém dizia não ter tempo, ela  falava:

“Tempo é questão de preferência”.

Preferência e prioridade expressam importância. O que tem de fato importância para nós em relação ao mundo em que estamos vivendo? 

Uma vez, um jornalista perguntou ao  presidente J.K.:

-Como o Sr sendo médico,  conseguiu administrar a construção de Brasília com tanto sucesso, em tão pouco tempo?

JK respondeu:

“- Administrar é  fácil. Basta saber eleger as prioridades.”

Crédito da foto: Pixabay