Enoteca Brasileira

Vinhos e fondues

As temperaturas voltaram a cair aqui na região Sudeste, pra marcar de vez a temporada de inverno, que deve ser sempre aconchegante e regada a bons vinhos, de preferência. A estação mais fria do ano pede pratos quentes e aconchegantes, que proporcionem bem-estar. Fondues são sempre uma ótima e prática sugestão e, independentemente do tipo de fondue, a harmonização com vinho torna essa receita histórica ainda mais saborosa. A versão original é a de queijo, criada durante a Segunda Guerra Mundial, na Suíça. Logo após, nos anos 50, surgiram as versões de carne e chocolate.

Nos fondues de queijo, a receita original tem por base os queijos gruyère, emmental e gouda. Como bons mineiros queijeiros que somos, também temos variações aqui em BH e cidades históricas utilizando queijos regionais como canastra ou Alagoa, que conferem mais sabor e acidez ao preparo, ampliando também a gama de vinhos que o acompanham. Como é um prato gorduroso, os vinhos mais indicados para harmonizar são os brancos, com acidez marcante. Um Chardonnay jovem (sugiro o Primeira Estrada Chardonnay, do Sul de Minas), sem passagem por barricas de carvalho, Sauvignon Blanc (Abreu Garcia, de Santa Catarina) e Pinot Grigio (Aventura Pinot Grigio, da Serra Gaúcha) são ótimas opções. Contudo, nos preparos com Canastra ou Alagoa, alguns tintos surpreendem, como o Tannat Cave Antiga (vinhedos da Campanha Gaúcha) e Merlot da Vinícola Monte Rosário, vale a pena conferir!

Já para os fondues de carne, a escolha dos vinhos para harmonizar deve levar os molhos em consideração.  Tintos que tenham boa estrutura em boca e acidez equilibrada são escolhas certeiras, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Molhos mais picantes e à base de mostarda, pimenta ou shoyu combinam bem com Syrah e Malbec.

Finalizando, o fondue de chocolate meio amargo estará sempre bem acompanhado por uma boa taça de vinho do Porto Tawny ou um Colheita Tardia brasileiro bem selecionado. Fondue de chocolate ao leite, Porto Ruby. Há ainda fondues à base de chocolate branco, que casam perfeitamente com um espumante moscatel ou um bom colheita tardia.

Independentemente do fondue escolhido, eleja seu vinho e brinde à estação mais fria e charmosa do ano, saúde!

FOTO MARCUS SANTIAGO