Notícias

5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

O evento Fado em Cidades Históricas promove encontros inéditos entre Brasil e Portugal

Evento multicultural gratuito estreita vínculos culturais e promove música, história, poesia e gastronomia em Petrópolis (RJ) e Ouro Preto (MG)

18 e 19 de maio em Petrópolis (RJ) | 24, 25 e 26 de maio em Ouro Preto (MG)

O Festival Fado em Cidades Históricas chega em momento oportuno para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, comemorado em 5 de maio. Instituído em 2005, em Luanda, Angola, este dia tem por objetivo celebrar a diversidade cultural e linguística dos países de língua portuguesa, promovendo o diálogo intercultural e o respeito mútuo entre as nações lusófonas.

O Fado em Cidades Históricas’ terá como foco principal a celebração da lusofonia, estreitando os laços entre as margens brasileiras e portuguesas. Através da música, da gastronomia, das artes e da poesia, o evento promoverá diálogos interculturais e homenageará as influências portuguesas, africanas e indígenas que moldaram a identidade dos dois países.

Idealizado pela renomada empreendedora cultural Connie Lopes, o festival contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações musicais de destaque, teatros de rua, contação de histórias, feiras de gastronomia e artesanato, e oficinas de culinária, azulejos e cerâmicas. Além disso, o evento oferecerá um “Sarau Decolonial de Poesia”, destacando a riqueza e a diversidade da literatura lusófona.

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar apresentações de artistas renomados como a fadista Ana Moura, a artista Raquel Tavares, o bandolinista Hamilton de Holanda, entre outros. Em meio a espaços abertos e cenários históricos, a brasilidade ganhará destaque, promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor.

Sobre Connie Lopes

Nascida na cidade do Porto e carioca desde 1981, Connie Lopes é uma figura proeminente na cena cultural brasileira. Associada a Paula Lavigne durante nove anos, mantiveram a gravadora Natasha Records e realizaram o famoso festival Back2Black, o primeiro de música e cultura negra no Brasil. Com uma carreira multifacetada, Lopes também foi sócia do escritor Agualusa, apresentou para o mercado literário nomes como Mia Couto e Valter Hugo Mãe, e realizou a conhecida Festa dos Santos Portugueses. A cultura lusófona sempre está presente em seus projetos.

Para mais informações sobre o evento e a programação completa, acesse o site oficial em https://fadoemcidadeshistoricas.com.br/ e siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube: @fadoemcidadeshistoricas

Serviço

Gratuito – Festival multicultural Fado em Cidades Históricas 

-Petrópolis – RJ

Local: Palácio de Cristal

Data: 18 e 19 de maio  

-Ouro Preto – MG

Local: Faop (Fundação de Artes de Ouro Preto) – Rua Alvarenga, 794, Cabeças, Ouro Pretos) / Alto das Dores (Largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores)

Data: 24, 25 e 26 de maio 

Classificação: Livre 

Patrocínio Master: GalpPatrocínio: Gerdau e Geocoba

Apoio: Instituto Yduqs / Estácio / TAP Air Portugal

Parcerias: Prefeituras de Petrópolis e Ouro Preto, Senac, Faop

Co-realização: Planeta Agência de Cultura e Sustentabilidade

Realização: Natasha Artes e Ministério da Cultura Brasil

Crédito das fotos: Divulgação