Notícias

Como evitar a frustração

Por Ômar Souki, escritor e professor aposentado da UFMG

Liguei o computador, mas ele não quis se conectar com a internet. Tentei acoplar o roteador do celular, também não funcionou. A manhã escorreu dentre meus dedos e não consegui escrever o artigo que desejava. Resultado: frustração! Poucos dias depois, o candidato que eu ardentemente queria que ganhasse as eleições, não ganhou. Resultado: frustração! Assisti a alguns vídeos de pessoas frustradas. Um deles mostrava uma eleitora irada batendo ferozmente em uma urna eletrônica com seu guarda-chuva. Outros eram de eleitores espumando de raiva e gritando porque seus votos não tinham sido registrados. Outros ainda mostravam eleitores xingando políticos corruptos que foram votar em suas seções. Pensei: “ver a reação tresloucada de outras pessoas é até divertido, pois estão fazendo justamente o que eu gostaria de fazer, mas não tenho coragem!”.

Mas, caso eu estivesse na pele daquelas pessoas, também não gostaria de arcar com as consequências de suas ações impensadas. Fico imaginando o prejuízo daquela que quebrou uma urna eletrônica e o impacto na pressão sanguínea, e na saúde em geral, dos que gritavam e xingavam. Aprender a lidar com a frustração é importante, pois ela nos acompanha durante a vida: em casa, no trabalho, na escola, no lazer, no trânsito, no futebol, na política, em aeroportos etc. Não podemos, porém, nos dar ao luxo de soltar os cachorros a cada estímulo externo. O que fazer, então? 

01. Respirar fundo, tomar um copo d´água e distanciar-se do local onde a frustração ocorreu. Dar uma caminhada junto à natureza ou no parque mais próximo.

02. Ser paciente. Se realizar uma atividade de um jeito não está dando certo, procure uma alternativa. Não desista de primeira. Thomas Edison tentou mil vezes, até conseguir inventar a lâmpada elétrica.

03. Auto-observar-se. Imaginar como os outros estão nos vendo e quais seriam as ações que produziriam os melhores resultados em determinadas circunstâncias.

04. Alinhar nossas expectativas. Pode ser que não estejamos encarando de forma realista o que podemos esperar dos outros—ou o que as outras pessoas esperam de nós. Precisamos examinar nossos relacionamentos para não sobrecarregar os outros com as nossas exigências. Também é importante perguntar às outras pessoas o que esperam de nós.

05. Lembrar-nos de nossos sucessos. O fato de termos conseguido lidar com as frustrações até aqui indica que somos vitoriosos. Desafios que encaramos há alguns anos—e que achávamos que iriam nos derrubar—hoje fazem parte de nossa história de vida. O que aprendemos com eles?

06. Orar. Quando estamos no olho do furacão, às vezes nos esquecemos de que Deus é por nós. É importante nos lembrarmos de que tudo pode ser mudado pela oração. Encontrar um local tranquilo (o próprio quarto, a natureza ou uma igreja) e abrir o coração ao Senhor Todo Poderoso transforma a frustração em esperança.

Até mesmo no aconchego do meu escritório sou visitado pela frustração. As possibilidades de encontrar-me com ela aumentam à medida que inicio as minhas interações com outras pessoas. Das dicas acima, a que mais me ajuda é a número seis, onde aumento a minha intimidade com Deus. Procure, portanto, abrir um espaço diário para as suas preces e, com certeza, vai se sentir mais capacitado para encarar os desafios da existência.