Cultura

Movimento Voa Sabiá integra Virada Cultural de BH

Movimento Voa SabiáBeth Leivas no Voa Sabiá - por Eduardo-Galetto

O Movimento Voa Sabiá integra a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte nos dias 29 e 30 de agosto, no Parque Municipal. Com entrada gratuita, a iniciativa reúne cinema, rodas de conversa, poesia, samba e oficinas voltadas à arte, à educação e à longevidade ativa.

Esta é a segunda etapa do projeto em 2026. Em julho, o Voa Sabiá ocupou a Praça Floriano Peixoto com uma programação dedicada à produção artística de pessoas com mais de 50 anos. Na Virada Cultural, a proposta é ampliar essa discussão, abordando criação, educação, trabalho, autonomia e troca de saberes.

O projeto tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e do Banco Mercantil e é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Segundo a organização, a programação busca colocar pessoas com mais de 50 anos não apenas como público, mas também como artistas, educadores, criadores e profissionais envolvidos nas atividades culturais.

“O Voa Sabiá nasceu justamente da vontade de criar espaços para que as pessoas 50+ possam mostrar o que estão fazendo, o que ainda querem aprender e, principalmente, tudo o que ainda têm para criar e compartilhar. Não queremos apenas falar sobre longevidade, mas colocar essa longevidade em movimento, por meio da arte, da cultura, da educação e do encontro entre as pessoas. Estar na Virada Cultural amplia essa possibilidade e nos permite levar essa conversa para um público ainda maior”, explica Débora Campos, diretora da QueVoa e idealizadora do Festival Voa Sabiá.

Movimento Voa Sabiá começa com cinema no sábado

A programação começa no sábado, 29 de agosto, às 23h25, no Espaço Cinema Bem Estar, com as pré-estreias de duas produções audiovisuais.

O longa-metragem de ficção “Melhor Queijo do Mundo”, com 83 minutos, tem direção de Lucas Assunção e produção de Débora Campos. A história acompanha Vitória, que inscreve o avô Zé Altino em um reality de queijo que escolherá o representante do Brasil para uma final mundial na França.

Também será exibido o documentário “A História do Queijo do Ivair”, com 30 minutos, dirigido por Daniel Veloso e produzido pela Sabotage Filmes. A produção acompanha Ivair, Lúcia e suas filhas para abordar a transmissão de conhecimentos relacionados à produção tradicional de queijo e à identidade cultural da Serra da Canastra e do Queijo Minas Artesanal.

Domingo terá rodas de conversa, música e oficinas

No domingo, 30 de agosto, as atividades começam às 8h no Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal.

A primeira roda de conversa, “Ensinando para os 50+”, reúne a dançarina e professora de flamenco Anita Pires e o professor e gestor cultural Tio Flávio, com mediação de Dayse Belico, servidora pública, atriz e professora de teatro.

O encontro aborda metodologias de ensino, autonomia, bem-estar e troca intergeracional de conhecimentos, discutindo a educação e o aprendizado em diferentes fases da vida.

Às 8h45, o Grupo Voz e Poesia apresenta a performance “Poesias Musicais”, que combina poesia e música.

Às 9h, a roda de conversa “Fazendo Arte com 50+” reúne a cantora Beth Leivas e o ator e poeta Luciano Luppi. A mediação será da atriz e especialista em educação musical Meibe Rodrigues.

A atividade discute trajetórias profissionais, oportunidades para artistas com mais de 50 anos e as transformações do processo criativo ao longo da vida.

Às 9h45, Beth Leivas retorna ao palco para uma apresentação de samba em formato voz e violão.

Oficinas encerram a programação

A programação segue no foyer do Teatro Francisco Nunes. Às 10h, Renatinho Ventura conduz uma Oficina de Dança voltada ao movimento e à expressão corporal.

Às 11h, Tio Gegeca ministra uma Oficina de Desenho, com atividades baseadas em observação e expressão por meio do desenho.

Programação do Voa Sabiá na Virada Cultural

Sábado, 29 de agosto

  • 23h25: pré-estreia de “Melhor Queijo do Mundo” — 83 minutos, direção de Lucas Assunção e produção de Débora Campos;
  • 23h25: pré-estreia de “A História do Queijo do Ivair” — 30 minutos, direção de Daniel Veloso e produção da Sabotage Filmes.

Domingo, 30 de agosto

  • 8h: roda de conversa “Ensinando para os 50+”, com Dayse Belico, Anita Pires e Tio Flávio;
  • 8h45: performance “Poesias Musicais”, com o Grupo Voz e Poesia;
  • 9h: roda de conversa “Fazendo Arte com 50+”, com Meibe Rodrigues, Beth Leivas e Luciano Luppi;
  • 9h45: samba com Beth Leivas, em voz e violão;
  • 10h: Oficina de Dança com Renatinho Ventura;
  • 11h: Oficina de Desenho com Tio Gegeca.

Serviço

  • Evento: Movimento Voa Sabiá na Virada Cultural;
  • Datas: 29 e 30 de agosto;
  • Local: Parque Municipal, em Belo Horizonte;
  • Espaços: Espaço Cinema Bem Estar, Teatro Francisco Nunes e foyer do Teatro Francisco Nunes;
  • Entrada: gratuita.
Redação Jornal MG Turismo
the authorRedação Jornal MG Turismo
Equipe Editorial
A Redação Jornal MG Turismo é responsável pela edição e publicação de notícias, releases, comunicados institucionais e conteúdos informativos recebidos de empresas, órgãos públicos, entidades, jornalistas e assessorias de imprensa.