Patrícia Coutinho, cônsul honorária da Finlândia em Minas Gerais, representou o Brasil no Voices from the Field, encontro global de cônsules finlandeses realizado virtualmente.
Jornalista e colunista do Jornal MG Turismo, Patrícia Azeredo Coutinho foi a única palestrante com apresentação dedicada ao Brasil. Durante mais de 20 minutos, ela abordou o cenário brasileiro, o mercado do Mercosul e as potencialidades de Minas Gerais.
Patrícia Coutinho apresenta Minas Gerais ao mundo
O painel foi acompanhado por mais de 140 cônsules de diferentes países, além de integrantes do alto escalão do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.
O encontro também contou com a participação de embaixadores do Brasil e da Argentina. Ao lado do cônsul do Uruguai, Patrícia destacou a importância estratégica da região do Mercosul.
A participação colocou Minas Gerais em evidência durante uma discussão internacional sobre oportunidades econômicas, relações institucionais e cooperação entre os países.
Diplomacia moderna exige atuação diversificada
Com 14 anos de atuação, Patrícia Coutinho destaca que a diplomacia contemporânea exige uma visão de 360 graus.
Essa atuação envolve diferentes frentes, como:
- assistência aos cidadãos;
- defesa de interesses econômicos;
- intercâmbios culturais;
- relacionamento institucional;
- aproximação entre países e regiões.
A participação de Patrícia Coutinho no encontro reforçou o papel dos consulados honorários na construção de relações diplomáticas, comerciais e culturais entre o Brasil e a Finlândia.
Foto Destaque: Cônsul honorária da Finlândia em Minas Gerais, Patrícia Azeredo Coutinho.





