Por Ludmila Rettore
Os vinhos da Família Davo integram a produção de dois terroirs do Sudeste brasileiro: Ribeirão Branco, em São Paulo, e São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais. A vinícola familiar produz vinhos e espumantes e mantém, nas duas unidades, hotel e complexo enogastronômico.
A trajetória começou na fazenda de Ribeirão Branco, no interior paulista, onde a família já cultivava oliveiras. Foi nessa propriedade que surgiram os primeiros vinhedos ligados ao projeto de José Afonso Davo de produzir vinhos e espumantes.
Vinhos da Família Davo são produzidos em MG e SP
A vinícola trabalha com diferentes variedades e estilos. Entre os espumantes estão rótulos das linhas Nature, Extra Brut e Brut. A produção também inclui vinhos brancos elaborados com Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Nos parreirais do Sul de Minas são produzidas uvas utilizadas nos tintos Syrah e Cabernet Franc. Segundo o artigo, os vinhos da Família Davo já receberam avaliações e premiações de ouro e prata em concursos como Decanter e Concurso Mundial de Bruxelas.
A produção reúne, portanto, características de dois territórios distintos do Sudeste, com vinhedos localizados em São Paulo e Minas Gerais.
Rótulos destacados pela autora
Entre os rótulos citados por Ludmila Rettore estão o Chardonnay Gran Reserva, o Espumante Chardonnay Nature e os tintos Syrah Clássico e Gran Reserva.
A autora também recomenda conhecer as unidades de São Gonçalo do Sapucaí e Ribeirão Branco, onde a produção dos vinhos da Família Davo está associada a estruturas de hospedagem e gastronomia.
A combinação entre produção vitivinícola, hospedagem e experiências gastronômicas aproxima os visitantes dos terroirs onde são elaborados os vinhos da Família Davo e permite conhecer de perto as características das duas propriedades.
Legenda: Seleção de rótulos Família Davo no Pateo Tiradentes.





